Coordenadoras do Núcleo de Pós em Educação da Faculdade Phorte realizam ciclo de visitas em creches que adotam a abordagem Pikler no Maranhão.
A Secretaria de Educação do Maranhão convidou as coordenadoras do Núcleo de Pós-graduação em Educação da Faculdade Phorte, Maria Helena Pelizon e Bete Godoy, para um ciclo de palestras formativas.
As professoras acompanharam o cotidiano de duas escolas quilombolas, cujas professoras fazem parte do nosso curso de Pós-Graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana.
O objetivo das palestras foi compartilhar conhecimento, além de incentivar reflexões sobre as tendências atuais e os desafios enfrentados pelo setor educacional no Brasil, especialmente na região Nordeste.
Leia o artigo que conta como foi essa experiência tão enriquecedora para todos os envolvidos!
A capacitação na Abordagem Pikler é fundamental para educadores e cuidadores que trabalham com crianças da primeiríssima infância, pois é uma abordagem que enfatiza a importância do vínculo afetivo, da autonomia e do desenvolvimento de cada criança com um olhar voltado para suas potencialidades.
Criada pela pediatra Emmi Pikler, a abordagem ressalta a necessidade de um ambiente onde os bebês possam explorar livremente, a fim de desenvolver suas habilidades, o que requer uma compreensão profunda dos princípios que o fundamentam.
A Professora Bete Godoy explica como é o trabalho com a abordagem: “A metodologia escolhida como proposta de curso está pautada num trabalho dialógico, com tarefas em grupos e individuais, momentos de estudos de teorias que fundamentam a abordagem pikleriana e também de análise das próprias práticas de cada participante. É fundamental que elas consigam ou iniciem um processo de análise individual e em grupo das práticas que realizam, e assim possam, depois, dar continuidade aos estudos desta abordagem que parece tão simples, mas é extremamente complexa.”
Durante as palestras, nossas coordenadoras tiveram a felicidade de encontrar muitos profissionais da educação que estão vivenciando a mudança significativa que a abordagem trouxe para o desenvolvimento das crianças.
A partir do momento que aplicaram em sala de aula tudo o que aprenderam em suas práticas durante o curso, elas conseguiram perceber a evolução dos pequenos no dia a dia.
A Professora Maria Helena fala sobre a experiência de trabalhar com essas profissionais: “Quero destacar que a maioria destes profissionais, que trabalham nessas unidades e que participam do curso de especialização, trabalham em muitas unidades de regiões de vulnerabilidade no Brasil inteiro. […] Isso é muito importante porque está levando uma pedagogia de acolhimento a todas as crianças, sem distinção”.
As coordenadoras reforçam, nesse grande evento, a importância da capacitação dos profissionais de educação para desenvolver as habilidades necessárias, a fim de aplicar as melhores práticas educacionais no desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas.
O ciclo de palestras foi aberto para gestoras e profissionais em geral que lidam diretamente com os pequenos, reforçando o compromisso do curso em oferecer formação de excelência e em sintonia com as demandas do setor educacional.
A Samira é gestora da Creche Liberdade e conta como é o trabalho com a primeiríssima infância e como mudou o seu olhar para as crianças a partir do que aprendeu no curso de Pós-graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana:
“Estar na condição de gestora me fez procurar o curso em Abordagem Pikler, pela Phorte, e
consolidou e despertou em mim o sentido da infância. Foi uma grande descoberta para mim, porque eu não tinha noção do que é a primeiríssima infância. Hoje, meu olhar é diferente para as crianças e para os bebês; é diferente porque eu descobri uma outra forma de ver a infância. Eu descobri a forma de ver a infância pelo bebê potente, pelo bebê que é um sujeito, e isso é muito convidativo no meu cotidiano na creche enquanto gestora.”
Ainda com relação à sua participação na pós, Samira afirma que participou do grupo de pesquisa “Comunidade da Infância” que fortaleceu sua trajetória no estudo do neurodesenvolvimento da primeira infância.
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As palestras realizadas pelas coordenadoras reforçam a importância do olhar voltado para a autonomia na primeiríssima infância, por meio da ampliação do conhecimento e da prática da abordagem no dia a dia.
Além disso, o trabalho realizado por profissionais, que estão empenhados em aumentar seu entendimento sobre as questões pertinentes ao desenvolvimento infantil, é imprescindível para o aprendizado dos bebês naquela região e um exemplo para todas as nossas alunas, tanto gestoras quanto professoras, que vislumbram implementar um trabalho como esse no futuro.
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