O Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto no Brasil, é uma data para promover os direitos das crianças, algo com que a abordagem Pikler também se preocupa. Esse dia possibilita reflexões sobre os desafios e os compromissos com o desenvolvimento infantil. 

Por isso, ao discutir o Dia da Infância, é relevante considerar abordagens pedagógicas que valorizem o desenvolvimento individual das crianças. Assim, a abordagem Pikler é um exemplo significativo para essa discussão. 

Nesse sentido, o Dia da Infância é também um momento para refletir sobre práticas que colocam a criança no centro do processo de aprendizagem e que as vê como sujeito de direitos.  Para saber mais tanto sobre o Dia da Infância quanto a importância da abordagem Pikler nesta data comemorativa, continue a leitura. 

O que é o Dia da Infância?

O Dia da Infância é uma data comemorativa dedicada a celebrar e promover os direitos das crianças, reconhecendo sua importância na sociedade. 

Sabe-se, contudo, que o conceito de infância é relativamente recente. Conforme Áries (1981), até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la. Com isso, mostra-se que, provavelmente, a infância não era reconhecida como um período importante. 

Ainda mais, durante os séculos XV, XVII e XVIII, a criança era considerada um adulto imperfeito. Nesse sentido, segundo Heywood (2024), apenas recentemente surgiu o conceito de que as crianças são especiais e diferentes, e, portanto, merecedoras de cuidado e atenção. 

Assim, percebe-se que ter um dia especial para celebrar essa fase da vida, que vai até os seis anos, é mais do que uma data comemorativa. É uma conquista de como a sociedade evoluiu e enxergou os pequenos como seres dignos de direito. 

Dessa forma, devido a essa premissa, o Dia da Infância se torna um momento oportuno para a discussão da abordagem Pikler. 

Dia da Infância e Pikler: o que é a Abordagem Pikler?

A abordagem Pikler, desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, enfatiza a importância do respeito à autonomia e ao ritmo individual das crianças. 

Nesse sentido, essa metodologia valoriza a liberdade de movimento, a exploração e o cuidado sensível. Assim, cria-se um ambiente onde as crianças podem desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas de maneira natural e segura.

Desse modo, a fim de garantir esses direitos, há alguns princípios fundamentais, que explicaremos abaixo. 

Principais Princípios da Abordagem Pikler

Os quatro princípios da abordagem Pikler são: 

  1. A abordagem Pikler valoriza a liberdade de movimento. Isso é, a criança pode explorar seu ambiente livremente. Consequentemente,  promove-se o desenvolvimento físico, a confiança e a independência. Para apoiar essa liberdade, oferece-se um ambiente com espaço para movimentação e brinquedos adequados. 
  2. Relação afetiva e cuidadosa. Ou seja, implica tratar a criança com respeito à sua individualidade e com adultos atentos às suas necessidades. Ao mesmo tempo, eles também devem respeitar o ritmo e à necessidade dos pequenos. 
  3. A consciência pessoal e coletiva enfatiza a importância da regularidade e estabilidade na rotina da criança. Assim, deve-se envolvê-la nas situações diárias e nas decisões para promover sua expressão. 
  4. O princípio da saúde abrange tanto as necessidades físicas, como alimentação e higiene, quanto às necessidades psíquicas, assegurando segurança e confiança para a criança.

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Dia da Infância e a relação com a abordagem Pikler

A abordagem Pikler é uma filosofia que respeita a criança integralmente. Por isso, quando se fala sobre o Dia da Infância, é impossível não se lembrar sobre o termo “sujeito de direitos”. 

Como mencionamos, a infância não recebeu o devido reconhecimento durante muito tempo. Todavia, em 20 de novembro de 1959, a Declaração dos Direitos da Criança reconheceu os pequenos como sujeitos de direito. 

Isso significa que, antes dessa data, as crianças tinham direitos como cidadãs, visto que recebiam tutela apenas da família. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, os pequenos receberam mais reconhecimento. 

Atualmente, os bebês e as crianças pequenininhas têm direitos e precisam receber o devido respeito. É nesse ponto que a abordagem Pikler preconiza esses direitos dentro da sala de convivência, de casa, nos espaços de educação. 

Entre esses direitos, Pikler expõe que a criança deve ser aceita em suas características individuais. Para isso, ela deve receber compreensão, cuidado e proteção contra violência. Além disso, os cuidadores devem oferecer uma relação atenta e cuidadosa, respeitando suas necessidades físicas e psicológicas. 

Ainda, a criança tem direito a uma vida saudável, com alimentação, vestuário e momentos de descanso e lazer. É importante fornecer cuidados pessoais com paciência e garantir estabilidade pessoal e material.

Logo, quando se fala sobre respeito, direitos e infância, não há como desvincular a abordagem Pikler da discussão.

Dia da Infância, Vínculo e Abordagem Pikler 

Neste Dia da Infância, celebramos não apenas as crianças, mas também o compromisso com um ensino que as respeita e as valoriza individualmente.

A fim de garantir isso, a abordagem Pikler nos oferece o caminho para construir ambientes educacionais seguros. Ao mesmo tempo, há incentivo para o desenvolvimento integral dos pequenos. Desse modo, os responsáveis conseguem cuidar e educar de maneira indissociável, garantindo o respeito que merecem nessa fase tão importante. 

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