A Faculdade Phorte está apoiando o evento internacional Rede Pikler Brasil, que acontecerá em São Paulo, destacando a importância da Abordagem Pikleriana na Educação Infantil.
O encontro contará com a presença de Isabelle Deligne, médica pediatra e doutora em pediatria preventiva, e Anaïse Audouy-Ordievre, psicomotricista. Elas são as formadoras da Associação Pikler Lóczy – França (APLF).
Este maravilhoso evento ocorrerá no dia 12 de outubro de 2024, das 8h30 às 12h30, na capital de São Paulo. Ele terá como foco a importância de criar ambientes seguros que garantam a estabilidade e a continuidade nas interações entre crianças e adultos.
O evento visa compartilhar práticas e experiências que colocam o respeito à individualidade e autonomia dos bebês no centro do cuidado e da educação.
As palestras trarão discussões sobre aspectos que permitem que os bebês se movimentem e explorem livremente, sem a intervenção direta dos adultos, promovendo um espaço ideal para o desenvolvimento infantil.
Este é um evento internacional voltado para profissionais que atuam na área da Primeira Infância. Sendo assim, incluímos educadores, fisioterapeutas, pediatras e demais profissionais interessados em compreender e aplicar os conceitos da abordagem Pikler em seus contextos de educação.
A abordagem Pikler tem como base o desenvolvimento neuropsicomotor, ou seja, o processo em que a criança adquire determinadas habilidades a partir de estímulos, enfatizando o respeito à singularidade e ao ritmo de desenvolvimento das crianças.
Essa abordagem é imprescindível para garantir os direitos das crianças e a qualidade de vida.
A Faculdade Phorte entende que a atuação do profissional de educação infantil junto a bebês e crianças pequenas requer uma formação diferenciada. É justamente nessa fase do desenvolvimento que ocorrem transformações significativas, tanto biológicas, neurológicas e psicossociais, que exigem conhecimentos que ultrapassam os conteúdos estudados na graduação.
Dessa forma, a instituição desenvolveu um curso que enfatiza os pilares da abordagem, a fim de preparar os profissionais diferenciados para atender a demanda do ensino de bebê e crianças pequenas.
A abordagem Pikler promove a autonomia das crianças. Dessa forma elas precisam de um espaço adequado e seguro que permita o movimento, a brincadeira e a interação com outras crianças.
Esse espaço deve ser planejado de forma que as crianças sintam-se livres, porém, promovendo um sentimento de segurança física e emocional.
Para isso, “é crucial que estejam sob o cuidado de adultos conhecidos, em um ambiente que respeite suas competências e ofereça referências claras e identitárias. Um espaço de vida bem organizado permite que as crianças compreendam o decorrer do dia, se vinculem aos adultos de referência e ajam com liberdade, autonomia e iniciativa própria durante as brincadeiras e cuidados”.
O encontro promovido pela Associação Pikler Brasil e apoiado pela Faculdade Phorte será uma oportunidade magnífica de aprofundarmos nossa reflexão acerca das contribuições da abordagem Pikler aqui no Brasil, um país tão imenso, diverso e complexo.
Esse encontro promete também ser uma excelente oportunidade de atualização e troca de conhecimentos sobre uma das metodologias mais respeitadas no campo da educação e desenvolvimento infantil.