A música como ferramenta pedagógica para a educação infantil

 A música na primeira infância estimula o desenvolvimento cognitivo, criativo e motor das crianças, além da criatividade

A música é uma importante ferramenta quando falamos em Educação Infantil, pois ela contribui para o desenvolvimento de várias habilidades e competências das crianças:

  • Coordenação Motora
  • Percepção sonora
  • Alfabetização
  • Desenvolvimento socioemocional
  • Desenvolvimento cognitivo e linguístico
  • Criatividade
  • Raciocínio
  • Concentração

Em sala de aula, a música pode ser usada de diversas formas para manter o interesse dos pequenos. 

Para Vygotsky, a educação musical está ligada às condições histórico-culturais da criança, e a música pode contribuir para o desenvolvimento por meio da relação entre o processo de aprendizagem e a linguagem musical.

Por outro lado, Piaget afirma que a música “sociabiliza e sensibiliza o indivíduo”, além de desenvolver o seu poder de concentração e raciocínio.

[…] A música, além de suas próprias atribuições, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda, na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança. A criança que escuta bem, fala bem (PIAGET, 1996, p. 34). 

Neste artigo, vamos explorar o mundo das canções e sua relação com o processo de aprendizagem das crianças na primeira infância.

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A música na educação infantil

Durante a primeira infância, as crianças precisam de atividades que estimulem o desenvolvimento criativo, cognitivo, motor, bem como um trabalho eficiente para a convivência com o outro. Quando bem executada, a musicalização abrange todos esses conceitos e se torna mais eficaz se trabalhada de forma interdisciplinar.

Trabalhar com o lúdico na educação infantil é imprescindível para que o conhecimento seja absorvido pelas crianças, como teatro, dança, contação de histórias. Dessa forma, todas as habilidades serão estimuladas e trabalhadas em conjunto, como afirma Piaget:

“Por isso, as atividades como cantar com gestos, dançar, bater palmas, pés são experiências importantes para criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo e aquisição de leitura e escrita (PIAGET, 1996, p. 34).”

Assimilação de conhecimento por meio de atividades musicais

Atividades recreativas, que provoquem o movimento corporal e agucem diferentes sentidos, além de prazerosas, são essenciais para esta etapa da vida. Os alunos aprendem enquanto se divertem.

A música pode ser uma ferramenta muito valiosa para os professores e profissionais que lidam com crianças pequenas. Ela melhora a memória, concentração e a criatividade:“Por Intermédio da música a criança extravasa suas angústias e medos, o que muitas vezes contribui para o desenvolvimento de seu potencial criativo e cognitivo, que incide diretamente na aprendizagem”. (YOGI, 2003, p17).

Cabe ao profissional fazer a medicação desse processo para tornar essas vivências mais ricas. Dessa forma, permitir que a criança construa o conhecimento de sua autoimagem e perceba a si mesma enquanto constrói um respeito mútuo pelos demais.

Aplicações práticas da música

Durante as aulas, os profissionais podem integrar a música em várias atividades diárias de forma lúdica, agradável e criativa. Algumas formas de trabalhar a musicalidade são:

  • Contação de histórias: Integrar músicas relacionadas às histórias contadas ajuda a estimular a imaginação da criança, bem como a criatividade.
  • Atividades rítmicas: Durante jogos e atividades físicas, o uso de canções torna o aprendizado mais divertido e interessante.
  • Atividades manuais: Propor a construção de instrumentos com materiais recicláveis em oficinas promove o aprendizado prático.

A música como ferramenta interdisciplinar

Explorar os sons da natureza ou criar canções com temas científicos é muito enriquecedor para as aulas de ciências. A música pode conectar diferentes áreas do conhecimento.

A música também pode ser usada durante as aulas de Educação Física, pois é um ótimo recurso para estimular o movimento e a coordenação motora. Danças e jogos musicais incentivam a socialização e o trabalho em equipe.

Outro ponto importante, a musicalização facilita a alfabetização, pois o ritmo, as rimas e melodias ajudam na memorização de palavras e frases. Além disso, enriquece o vocabulário e promove a compreensão textual. 

A relação do educador com a música

As aulas com música podem facilitar a socialização, como afirma Piaget, mas auxilia no relaxamento muscular e psicológico dos alunos. Na educação inclusiva, a música pode ser uma técnica para o desenvolvimento psicológico, motor e social do grupo.

Paulo Freire afirma que a música age como um instrumento transformador na sociedade e no conceito escolar. Ela deve assumir um papel bem definido no ensino.

Por ser considerada uma linguagem universal, pois cada cultura tem sua forma de produzir e tocar seus instrumentos, a música age como uma poderosa ferramenta de aproximação entre as civilizações.Cabe ao educador trabalhar de maneira a aproveitar todos os benefícios que essa ferramenta tão rica pode trazer para as aulas e para o aprendizado das crianças.

 

Integrar a música na educação infantil não apenas torna as aulas mais atrativas, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento holístico das crianças.

 

Os educadores devem considerar a música como uma atividade recreativa, além de ser um recurso pedagógico valioso que enriquece o processo de ensino-aprendizagem. A utilização consciente da música pode transformar o ambiente escolar em um espaço mais interativo e estimulante para todos os alunos.