Por que trabalhar na educação infantil?
Na Educação Infantil, é comum por exemplo encontrarmos professores e professoras propondo jogos com parlendas para as crianças.
Mas, você sabe por quê? O trabalho com parlendas na Educação Infantil é rico em possibilidades dentro dos diferentes campos de experiências. Que tal saber mais?
Veja a seguir como definimos o que são parlendas e como elas podem entretanto promover aprendizagens e desenvolvimento na Educação Infantil.
Quer saber mais sobre as possibilidades de trabalho? Você encontrará informações ao longo desta leitura. Vamos lá?
O que é?
Parlendas são histórias curtas, geralmente rimadas e ritmadas, que fazem parte da tradição cultural oral brasileira. Com temas ligados ao universo infantil, as crianças brincam e sem dúvida se divertem cantarolando as frases ritmadas das parlendas.
Como patrimônio de nossa cultura, é nossa responsabilidade inclusive manter vivas essas brincadeiras folclóricas, apresentando-as às novas gerações.
Como as parlendas ajudam no desenvolvimento infantil?
Nos primeiros anos de vida, a criança está de fato intensamente apreendendo o mundo ao seu redor.
No ambiente escolar, em creches e pré-escolas, a apresentação sistematizada dos objetos da cultura em suas diferentes linguagens pode potencializar ainda mais as aprendizagens e o desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas.
Portanto, é muito importante pensar em como o trabalho pedagógico utilizando as parlendas será proposto na escola.
Imaginação, memória, linguagem e conhecimento do meio social e cultural brasileiro são algumas das várias possibilidades de aprendizagens durante essas brincadeiras cantadas.
Aos educadores e educadoras, cabe portanto colocar a criança em contato com vários elementos do universo cultural brasileiro que contribuem para seu desenvolvimento cognitivo, motor, psíquico e social. Há uma ludicidade presente nas parlendas que encanta as crianças e também pode promover:
- o desenvolvimento cognitivo, pois coloca a criança em contato com desafios linguísticos explorados nas parlendas;
- o desenvolvimento motor, por meio da ampliação de experiências expressivas e corporais que possibilitam movimentação ampla durante a brincadeira;
- o desenvolvimento de habilidades sociais, já que é uma brincadeira em grupo.
Identidade e pertencimento a um grupo cultural, como o brasileiro, são aspectos sociais e afetivos presentes na manutenção da parlenda, do nosso folclore.
Para que serve no trabalho de educação infantil?
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), ao tratarem das Práticas Pedagógicas, apontam para a necessidade de garantirmos aos nossos bebês e crianças pequenas várias experiências por meio das interações e brincadeiras.
Dentre essas experiências, podemos pensar que as parlendas, além de serem importantes objetos da cultura brasileira, contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e fazem parte da cultura escrita quando as encontramos nos livros ou as registramos para as crianças.
As diretrizes curriculares dizem que é papel do professor possibilitar às crianças experiências de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
As parlendas são uma dessas possibilidades de interação com a nossa língua falada e escrita, que ocorre de maneira divertida.
Como já dissemos antes, a parlenda faz parte do folclore nacional.
Manter a tradição viva nas escolas garante experiências com a identidade do povo brasileiro e vivências estéticas com a beleza das rimas.
Nada mais emocionante do que ver rodas cantadas e brincadeiras com parlendas nos quintais das creches e pré-escolas, repetindo uma tradição histórica de longa data.
Brincadeiras dos nossos avós e bisavós, quem sabe.
Entendeu a importância das Parlendas na Educação Infantil? Conheça nossa Pós em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente! Nossa equipe está à disposição para ajudar no que for possível.