Incentivar a brincadeira entre as crianças é mais que estimular uma atividade recreativa, mas investir no desenvolvimento infantil integral
Cantigas de roda, amarelinha, pião, bolinha de gude, queimada, esconde-esconde. Quantas dessas brincadeiras você conhece? Quais delas fizeram parte da sua infância? São tantos jogos e brincadeiras que fazem a felicidade das crianças. Isso porque os jogos e brincadeiras têm um papel muito importante tanto na educação quanto para a vida dos pequenos.
Ao brincar, as crianças adquirem, naturalmente, uma aprendizagem mais prazerosa. É o momento de autoconhecimento por meio da sua imaginação. Durante a infância, a criança aprende brincando, não de maneira conservadora, regrada, controlada, mas fazendo descobertas, relacionando com outro, interagindo e criando.
“O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.” (Vygotsky)
Neste artigo, vamos explorar a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil.
A brincadeira é essencial para o bem-estar das crianças. Por meio do brincar, elas aprendem a ser criativas, além de promover a imaginação, autoconfiança e contribuir para o desenvolvimento de habilidades que vão construir sua identidade e autonomia:
Ao brincar, os pequenos podem explorar o ambiente ao seu redor, experimentando ideias e possibilidades. Dessa forma, elas passam a compreender o mundo e sentir que são parte dele.
Por meio dessas experiências, as crianças aprendem e adquirem competências essenciais para as etapas seguintes da sua vida.
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) valoriza o brincar como uma atividade essencial nessa fase da educação e define orientações que enfatizam a relevância dessa prática na formação integral das crianças.
Acompanhando as melhores práticas pedagógicas, a BNCC reconhece que o brincar é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de várias habilidades das crianças. Essas competências compreendem as áreas cognitivas, emocionais, sociais e motoras.
A base curricular destaca que as escolas devem promover brincadeiras e espaços lúdicos que estimulem o brincar de forma intencional, possibilitando a expressão criativa, a interação social e a construção de conhecimento de maneira prazerosa e significativa.
Em seu texto original, a BNCC reitera que: “A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.”
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Os jogos e brincadeiras influenciam diretamente o desenvolvimento das crianças, considerando que elas aprendem enquanto brincam. Durante a brincadeira, os pequenos são livres para adquirir conhecimento e apropriá-los em seu dia a dia.
A atividade física, característica das brincadeiras, é essencial para o crescimento saudável do corpo das crianças. Além dos benefícios físicos, traz outros contribuições para o corpo da criança:
As brincadeiras também incentivam a cooperação e o compartilhamento, além de ensinar valores como empatia e respeito à diversidade.
O ato de brincar é uma ferramenta poderosa que prepara as crianças para os desafios no decorrer de sua vida com resiliência e inteligência emocional. Quando o adulto incentiva a brincadeira livre e criativa, promove o desenvolvimento integral dos pequenos, contribuindo para uma infância feliz e construindo uma base sólida para o futuro.
Ficou evidente, durante a leitura, o papel importante que o brincar tem na vida das crianças. Contudo, a aprendizagem acontece de forma mais eficaz se o brincar é livre, estimulando a imaginação.
A fim de estimular a criatividade, utilize materiais simples e acessíveis, como blocos de montar, areia, água, carrinhos de mão, pás e bolas. Dependendo do propósito da brincadeira, outros materiais poderão ser usados para que as crianças soltem sua imaginação. Por exemplo, um pedaço de tecido pode virar uma capa de super-herói, um canudo, uma varinha mágica.
Estimular o brincar requer mais do que apenas apresentar brinquedos. Os adultos envolvidos precisam apoiar e participar, seja na escola ou em casa. Quando participam das brincadeiras, estabelecem conexões mais profundas, compreendem as necessidades e ajudam em seu desenvolvimento.
A leitura do texto deixou claro que o ato de brincar é mais que uma atividade recreativa, é dar a oportunidade para a criança criar mecanismos e ferramentas para se expressar. As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. Uma criança feliz se tornará um adulto seguro e apto a enfrentar as situações da sua vida.
As interações lúdicas promovem a imaginação e a curiosidade, que são essenciais para o aprendizado ao longo da vida. Além disso, as brincadeiras permitem a criação de laços afetivos entre amigos e familiares, contribuindo para a formação de relacionamentos saudáveis.
Sendo assim, é fundamental que pais, educadores e cuidadores reconheçam o valor do brincar e proporcionem um ambiente rico em oportunidades lúdicas. Ao priorizar momentos de brincadeira, estarão indo além da diversão, mas investindo no futuro das crianças. Afinal, um desenvolvimento saudável é construído com base em experiências significativas e alegres.
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