A gestão escolar, a despeito de todas as adversidades encontradas em suas atribuições, é fundamental para o desempenho dos estudantes.
A gestão escolar é um dos principais fatores para a qualidade educacional. Em 2023, a Unesco apresentou uma publicação em que afirma que “a liderança dos diretores escolares tem sido considerada um fator-chave para a melhoria da qualidade educacional”. De acordo com a obra, sua atuação é reconhecida como a segunda em relação à melhoria da educação, ficando atrás apenas dos próprios docentes.
No Brasil, a função de gestor ainda enfrenta grandes desafios. Um bom diretor deve atuar como um líder na instituição, envolvendo-se com a parte pedagógica, fazendo uma intersecção entre três eixos: a liderança, a gestão e a pedagogia.
Neste artigo vamos abordar o papel fundamental que a gestão escolar desempenha no ensino de qualidade, refletindo nas boas práticas desenvolvidas na educação.
“Ensinar exige alegria e esperança” – Paulo Freire
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Quem não pensa em uma escola limpa, organizada, com equipe de professores e funcionários em ação, equipamentos de qualidade e em perfeito funcionamento, dentro de uma comunidade participativa e satisfeita? Porém, não se chega a esse resultado sem muito esforço, dedicação e trabalho, e sem a presença de um gestor à frente.
O gestor escolar tem funções muito bem definidas dentro da instituição. Ele é:
É função do gestor garantir que todos os ambientes, setores e espaços da instituição estejam funcionando adequadamente, promovendo segurança e bem-estar para todos. Além de se atentar em atender as necessidades da comunidade acadêmica e funcionários, cumprir normas e diretrizes e conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico, entre outras funções de extrema importância.
Em suma, o gestor escolar tem inúmeras responsabilidades para assegurar um trabalho eficaz que vai refletir diretamente na qualidade do ensino. Contudo, ele não está sozinho nesta jornada, ele vai contar com o trabalho de coordenadores, professores, orientadores e funcionários para o planejamento e execução das tarefas.
Faz parte do trabalho do gestor delegar funções e gerir de maneira transparente e democrática. Essa parceria tende a ultrapassar os desafios e alcançar a sua principal meta, que é: a aprendizagem dos alunos.
Por fim, a principal função do gestor é prezar e garantir a qualidade das práticas pedagógicas da instituição da qual está à frente, não sendo apenas um “provedor e organizador de recursos”.
Para atender a tantas responsabilidades, o gestor deve estar muito bem preparado para articular todas as suas atribuições, gerindo recursos, pessoas e ainda se envolvendo com os assuntos pedagógicos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina, em seu artigo 64, que: “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.”
Dentre os desafios do gestor, está a qualificação adequada desses profissionais. É preciso investir na formação para atender às necessidades reais da instituição. Formações que abordam temas pertinentes à administração escolar e demais atribuições é fundamental para o sucesso de suas responsabilidades.
A relação entre o trabalho desenvolvido pelo gestor e os resultados obtidos pela escola estão diretamente relacionados. “A associação entre a intensidade, influenciada pela motivação profissional, com a qual os gestores escolares conduzem as ações escolares e os resultados educacionais obtidos da escola, não somente em relação ao Ideb, mas, principalmente, em relação à formação dos alunos”. (RAFACHO, 2019. p. 243)
A participação do líder escolar favorece um clima educacional agradável para o trabalho pedagógico mais eficiente, o que promove o bom desempenho dos alunos.
A organização norte-americana Wallace Foundation, a partir de uma revisão literária sobre a contribuição dos diretores para o sucesso dos alunos, concluiu que o impacto do gestor escolar aumentou nos últimos 20 anos. Pesquisas mostram que as ações dos diretores podem motivar a frequência dos alunos e a queda nas abstenções. Além disso, revelou uma diminuição na indisciplina entre os discentes e a rotatividade dos docentes em uma escola.
Em uma instituição, somente o professor tem uma influência maior que os diretores no que se refere ao desempenho escolar dos estudantes. No entanto, essas diferenças não devem ser tratadas como uma competição, pois os diretores trabalham apoiando os professores, resultando em um trabalho de qualidade. Ambos, em uma relação de confiança e trabalho, buscam metas comuns em benefício dos estudantes.
É possível concluir que a gestão escolar é o ponto central na definição da qualidade de ensino, influenciando diretamente o ambiente escolar e o desempenho dos estudantes.
Contudo, a gestão escolar não se resume em questões administrativas, é um fator determinante para a qualidade de ensino. Uma gestão eficiente resulta em melhorias significativas no ambiente educacional, favorecendo tanto o desenvolvimento de funcionários e professores, quanto o aprendizado dos alunos.
Para alcançar a excelência, é imprescindível que gestores escolares adotem práticas que promovam a formação contínua, o uso estratégico dos recursos disponíveis e a avaliação sistemática das práticas pedagógicas.
Assim, todos os envolvidos: gestores, professores, alunos e comunidade como um todo contribuem para um sistema educacional eficaz.
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