Educação Infantil: Como trabalhar os pilares?
Você já ouviu falar do documento que estabelece os pilares para uma educação infantil de qualidade, focada no indivíduo em sua integralidade e integração ao meio em que vive?
Um relatório entregue à UNESCO, chamado “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, aborda a preocupação em fornecer ferramentas para que os estudantes trabalhem não só as questões cognitivas e práticas, mas também as sociais, que se relacionam com como estar no mundo e agir de maneira comunitária e social.
Os Quatro Pilares da Educação
Portanto, os pilares da educação são quatro:
- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a conviver
- Aprender a ser
Eles abrangem de fato um conjunto de práticas, desde o aprendizado em sala de aula até a preparação para formar um adulto capaz de articular conhecimento e autoconhecimento e aplicar isso no mundo.
O que trata cada um dos pilares?
Aprender a conhecer: Este pilar se refere ao aprendizado em sala de aula.
Ele permite que os estudantes certamente entrem em contato com partes de sua intelectualidade e cognição, apreendendo informações e conhecimentos compartilhados, e entendam como esses aprendizados interferem em sua jornada.
Além disso, ajuda a identificar quais partes fazem sentido para o que precisam e quais formas melhor dialogam com seus interesses, aplicando isso em si mesmos e na convivência em sociedade.
Aprender a fazer: Este pilar se concentra de fato na aplicação dos conhecimentos adquiridos no “Aprender a conhecer”.
Os dois andam juntos, com o objetivo de conectar ideias e atitudes, capacitando o aluno a aplicar o conhecimento na prática.
Aprender a conviver: Mais relacional, este pilar destaca a importância de conviver, respeitar, dialogar e trabalhar com indivíduos com visões e valores diferentes.
A escola de fato tem um papel fundamental ao propor, durante toda a formação, que existem diferenças entre todos e que o principal é aprender a conviver.
Este desafio está presente tanto no ambiente escolar quanto no profissional e na convivência em geral.
Aprender a ser: Este pilar sintetiza todos os outros.
É o resultado do trabalho feito, onde o indivíduo se volta para si, avalia todo o processo e segue rumo à sua interação com o mundo.
E a educação infantil?
Quando um trabalho educacional é bem estruturado e aplicado, o mundo inteiro se beneficia.
Pensar os pilares na perspectiva da educação infantil é convocar desde cedo a transformação geral e individual do meio.
Aprender a conhecer: Na educação infantil, este pilar conscientiza sobre a autonomia e a responsabilidade de criar sua própria trilha educativa, individual e socialmente.
Despertar sem dúvida, desde cedo, a necessidade de tomar posse de seu livre-arbítrio cria cidadãos comprometidos com os rumos social, político e global.
Aprender a fazer: Uma vez bem trabalhado o primeiro pilar, é hora de aplicar o que se aprendeu. Com segurança, os pequenos podem fazer o que acharem melhor e assim do modo que acharem melhor.
Aprender a conviver: Se trabalhado desde cedo, este pilar dará os melhores frutos. A criança, com todas as suas capacidades e potencialidades, se beneficia do contato com a diferença, enriquecendo seus conhecimentos.
Aprender a ser: Com todos os pilares bem aplicados, o indivíduo se desenvolve no entanto de maneira completa e bem embasada, preparado para enfrentar um mundo em constante modificação sem sentir-se desencontrado, desencantado ou inadequado.
Será instaurado em seu DNA as ferramentas para olhar e entender-se socialmente, sabendo que esse “olhar” e “entender” é um exercício constante.
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Esta notícia foi escrita por: Profa. Ma. Ana Lúcia Borges.