Os primeiros anos de vida são marcados por descobertas intensas e rápidas transformações. Entre o nascimento e os 3 anos, o desenvolvimento infantil acontece em uma velocidade impressionante — é nesse período que a criança estrutura as bases do seu desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social.
De acordo com estudos em neurociência, cerca de 90% das conexões neurais do cérebro humano se formam até os 3 anos de idade (Harvard Center on the Developing Child). Isso significa que os estímulos recebidos nessa fase têm impacto profundo e duradouro. É por isso que a educação e os cuidados oferecidos nesse período devem ser planejados com intencionalidade e conhecimento técnico.
O desenvolvimento infantil é um processo integrado e contínuo. Ele ocorre de forma singular em cada criança, mas pode ser organizado em quatro grandes áreas:
Inclui as habilidades de movimento corporal, como rolar, sentar, engatinhar, andar e correr.
Envolve também a coordenação motora fina, essencial para manipular objetos e explorar o ambiente
Relaciona-se com a capacidade de pensar, resolver problemas, explorar e aprender.
Inclui o reconhecimento de padrões, memória, atenção e o início da linguagem.
Envolve a construção de vínculos, o reconhecimento de emoções e a interação com o outro.
É a base para a empatia, autonomia e autoestima
Vai desde os balbucios até as primeiras palavras e frases.
Envolve tanto a linguagem oral quanto a compreensão e a expressão gestual.
Cada fase do desenvolvimento infantil exige estímulos específicos, respeitando o ritmo e o interesse de cada criança:
Faixa etária | Estímulos recomendados |
0 a 6 meses | Contato pele a pele, canções suaves, estímulos visuais coloridos, sons repetitivos e afeto constante. |
6 a 12 meses | Brinquedos que incentivem o movimento, objetos de diferentes texturas, brincadeiras com espelhos e exploração segura do espaço. |
1 a 2 anos | Atividades com empilhamento, imitação, músicas com gestos, histórias curtas e exploração livre. |
2 a 3 anos | Brincadeiras simbólicas, jogos de causa e efeito, rodas de conversa, músicas, expressão artística (desenho, pintura). |
O educador tem uma função essencial: criar contextos seguros, acolhedores e desafiadores para que a criança possa explorar, interagir e aprender com o mundo ao seu redor.
Além disso, deve:
A documentação pedagógica permite ao educador registrar as descobertas e interações das crianças, refletir sobre os processos de aprendizagem e planejar novas estratégias. Ela também fortalece a parceria com as famílias, compartilhando os avanços e conquistas das crianças de forma visual e sensível.
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