Educação de 0 A 3 Anos: A Especificidade do Trabalho na Primeiríssima Infância

Garanta a sua vaga

TURMA CONFIRMADA!!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Apresentação do curso

O Curso de Pós-graduação “Educação de 0 a 3 Anos: A Especificidade do Trabalho na Primeiríssima Infância” reúne as melhores práticas de educação para bebês em ambientes coletivos, incorporando também pesquisas e métodos internacionais. Essa formação proporciona uma base sólida para profissionais que trabalham com essa faixa etária.
Para o ano de 2024, o Plano Nacional de Educação prevê a inclusão de 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches, o que representa um aumento de 2,5 milhões de matrículas. A proposta de atendimento para essa faixa etária tem sido amplamente debatida no Brasil, especialmente após a publicação das Diretrizes da Educação Infantil; contudo, a circulação dessas pesquisas ainda é limitada.

Objetivo do curso

O curso de especialização tem como objetivo formar educadores, gestores e pesquisadores para atuar em espaços coletivos de educação de bebês de 0 a 3 anos. Este curso visa:

  • Apresentar as principais contribuições de diferentes abordagens no trabalho com crianças pequenas, como Waldorf, Reggio Emilia, Pikler e Montessori.
  • Discutir as contribuições das pesquisas nas áreas de neurociência, antropologia, psicanálise e motricidade para o desenvolvimento das crianças pequenas.
  • Promover diálogos, reflexões e pesquisas que integrem os conhecimentos teóricos às práticas nas instituições que atendem crianças de 0 a 3 anos.

Público-Alvo

Todos os que atuam na área da primeira infância; pedagogos; advogados; assistentes sociais; psicólogos; psicanalistas; juízes da infância. 

Você vai aprender sobre:

  • Educação de 0 a 3 anos na Pedagogia Montessori

  • Educação de 0 a 3 anos na Abordagem Pikler

  • Conversando com as famílias

  • Contribuições da antropologia para o desenvolvimento entre 0 a 3 anos

  • Aspectos técnicos para a organização da rotina nos espaços coletivos

  • Sono, higiene e alimentação do nascimento aos 3 anos de idade

  • Arte na primeiríssima infância

  • A abordagem de Reggio Emilia e a avaliação na creche

  • Desenvolvimento e aprendizagem dos bebês: um olhar para a avaliação

  • A criança do nascimento aos 3 anos na visão antroposófica

  • Contribuições da neurociência para o desenvolvimento entre 0 a 3 anos

  • Contribuições dos estudos de motricidade para o desenvolvimento entre 0 a 3 anos

  • Contribuições da psicanálise para o desenvolvimento entre 0 a 3 anos

  • Perspectivas para a educação inclusiva nas creches

  • Os bebês e a música

  • Didática no Ensino Superior