Conheça a abordagem do Instituto Pikler-Lóczy

Valorização dos vínculos, autonomia e movimento livre são os conceitos centrais da abordagem do Instituto Pikler-Lóczy, desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler em 1946, e de fato ainda utilizada nas melhores práticas pedagógicas.

A abordagem Pikler-Lóczy enfoca a educação durante os primeiros três anos de vida, visando estreitar os laços entre cuidador e criança.

Quem foi Emmi Pikler?

Emmi Pikler aplicou de fato sua abordagem na educação de seu filho, proporcionando-lhe liberdade de movimento e autonomia.

Seu conhecimento era bem fundamentado: concluiu a formação em cirurgia infantil em 1927 e especializou-se em Pediatria em 1935, publicando artigos sobre o desenvolvimento infantil.

Em 1940, publicou portanto seu primeiro livro sobre a educação infantil.

Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou com órfãos e, em resposta, criou um orfanato na rua Lóczy, em Budapeste, que hoje é o Instituto Pikler-Lóczy.

Instituto Pikler-Lóczy

Sob a direção de Emmi Pikler até 1979, o Orfanato Lóczy ofereceu um ambiente seguro durante a guerra.

A abordagem de Pikler focava na proteção e acolhimento das crianças, reconhecendo-as como ativas desde o nascimento.

O sucesso do orfanato levou à sua continuidade como Instituto Lóczy.

A abordagem Pikler-Lóczy

A prática Pikler-Lóczy valoriza a individualidade da criança e foca nos primeiros três anos de vida com base nos seguintes pilares:

  • Valorização dos vínculos: A relação cuidador-bebê é crucial para o desenvolvimento integral, com o bebê se desenvolvendo psicologicamente através dos momentos com o cuidador, como no banho e troca de fraldas.

  • Autonomia: O bebê é visto como competente e deve viver sua liberdade de movimento para desenvolver habilidades motoras por conta própria, com o adulto apenas ajudando quando necessário.

  • Brincar livre: A criança deve brincar livremente, com supervisão mínima, para desenvolver habilidades sociais, emocionais e intelectuais de forma natural.

Para implementar esses princípios, cuidadores e equipes devem estar alinhados, garantindo o pleno desenvolvimento da criança e a eficácia profissional.

A abordagem Pikler-Lóczy na Faculdade Phorte

A Faculdade Phorte oferece sem dúvida a pós-graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana, destinada a profissionais que desejam oferecer o melhor acolhimento para crianças até 3 anos.

Saiba mais no link: Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana