Quem foi Emmi Pikler?
Você já ouviu falar na pediatra húngara Emmi Pikler, que revolucionou o modo de olhar e se relacionar com bebês e crianças na primeira infância (0 a 3 anos)?
Emmi Pikler, nascida em 1902 em Viena e falecida em 1984 em Budapeste, desenvolveu uma abordagem baseada de fato no profundo respeito à infância.
Professores e pesquisadores do mundo todo buscam conhecer a experiência de Pikler para orientar práticas pedagógicas com bebês e crianças pequenas, desconstruindo antigas concepções de infância que orientavam o trabalho docente.
Como surgiu a abordagem?
Em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, Emmi Pikler fundou o Instituto Lóczy em Budapeste.
Diante de um contexto desfavorável e hostil, a pediatra encontrou no acolhimento e cuidado das crianças uma forma de continuar sua investigação.
Ela demonstrou que era de fato possível criar boas condições para o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, mesmo em organizações coletivas.
O instituto começou sem dúvida como um orfanato para acolher bebês e crianças pequenas e logo depois transformou-se em uma creche, onde, até hoje, acontecem atividades de pesquisa sobre a infância.
O nome se deve à localização na rua Lóczy.
Hoje, conhecido como Instituto Pikler, tem como diretora a psicóloga infantil Anna Tardos, filha de Emmi Pikler.
Por que abordagem, e não método?
A abordagem Pikler é de fato uma filosofia que trata a educação de bebês e crianças com ética e cuidado, valorizando a atividade autônoma e a iniciativa própria.
Não se trata de um método com regras fixas, mas baseia-se em dois princípios fundamentais: a criança se desenvolve melhor com conquistas resultantes de sua própria iniciativa e movimentos livres, e a atenção do adulto deve ser cuidadosa e afetiva, sem intervenções.
Os adultos acreditam na capacidade da criança de se relacionar com o mundo e se desenvolver, respeitando os ritmos infantis.
O foco certamente é criar condições para que cada fase do desenvolvimento seja vivida com profundidade e riqueza de experiências.
A abordagem Pikler-Lóczy, nomeado pela pediatra e seu instituto, destaca a relação afetiva de qualidade entre o adulto e a criança.
O adulto prepara ambientes adequados às necessidades de desenvolvimento e usa uma linguagem autêntica e atenciosa.
Como é possível pensar o cuidado e a educação dos pequenos com base em Emmi Pikler?
Nas instituições que usam a abordagem Pikler, os ambientes são organizados para que as crianças se sintam seguras e livres ao mesmo tempo.
Os ambientes exibem objetos variados para escolha e exploração e são mantidos de forma regular para que a criança possa explorar e dominar o espaço, ganhando segurança e autonomia.
Os adultos não interferem nos jogos iniciados pelas crianças; elas mesmas começam e mantêm suas explorações.
O adulto proporciona segurança ao estar presente, apoiar as crianças e preparar o espaço.
A abordagem também valoriza os momentos de alimentação, troca de fraldas e banho.
Nessas ocasiões, educadores e crianças conversam longamente, oferecendo atenção individualizada essencial para construir vínculos.
Faça sua inscrição na Pós-graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana da Faculdade Phorte.
Esta notícia foi escrita por: Profa. Ma. Ana Lúcia Borges