Mais do que simples registros, a documentação pedagógica é uma poderosa ferramenta que permite uma análise reflexiva do desenvolvimento infantil
A documentação pedagógica é uma forma de registro de práticas e experiências do cotidiano escolar, vivenciados pelos protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
Esse tipo de ferramenta essencial para educação permite extrair informações sobre as crianças, os processos educativos, as relações entre os alunos e muito mais.
Há diversas formas como a documentação pedagógica pode se apresentar:
O uso dessa ferramenta como prática no processo de aprendizagem é o que vamos explorar neste artigo.
Boa leitura!
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A prática de registrar e documentar no Ensino Infantil evidencia o papel das crianças no processo educativo.
Dessa forma, é uma maneira de produzir memórias das experiências vividas pelas crianças e pelos adultos no cotidiano da Educação Infantil. Torna-se, assim, um trabalho visível realizado pelos alunos. Bem como para toda comunidade que acompanha a evolução da aprendizagem.
De acordo com Edwards, Gandini e Formam, (As cem linguagens da criança, 2016), a documentação pedagógica apresenta três funções:
Levando-se em conta essas três funções, concluímos que a documentação pedagógica é uma evidência de todo trabalho pedagógico, promovendo um diálogo e a transformação baseando-se nos registros e materiais produzidos.
Sendo assim, documentar exige que o professor utilize uma série de diferentes instrumentos para registrar os acontecimentos, fatos, falas, interações e tudo que julgar relevante.
Um registro isolado não é considerado como documentação pedagógica, pois não permite acompanhar a evolução e o desenvolvimento da criança, bem como a construção do conhecimento. O registro só se torna um documento quando há um objetivo, sendo organizado para tal.
“O registro é a ferramenta mais potente para poder fazer o movimento de revisitar as suas escolhas.” – Dr. Cristiano Alcântara
Há muitas situações em que a documentação se torna um aprendizado, permitindo a reflexão em diferentes momentos. Pode ser durante a troca de experiências com outros profissionais, com os pais e até mesmo sozinho, enquanto avalia seu trabalho.
Durante essa reflexão, várias descobertas são realizadas, o que permite uma continuidade no percurso ou novos caminhos a serem seguidos. Ao analisar tudo que foi feito, fica claro o que precisa melhorar nas ações pedagógicas ou os caminhos que as crianças devem percorrer. Permite uma correção no percurso de forma a atingir os objetivos iniciais.
Por meio da reflexão sobre os avanços do projeto e a evolução da criança, o profissional percebe o fio condutor do trabalho pedagógico, se está alinhado com o que se espera dos alunos bem como com o projeto escolar da instituição.
A estética na documentação pedagógica pode ser entendida como uma forma de favorecer a formação e a prática docente, explorando a interseção entre arte, percepção e prática educativa.. A documentação pedagógica é um acervo de registros das ações cotidianas, que pode ser organizado de diversas formas.
“A forma não se sobrepõe ao conteúdo quando estamos falando sobre evidências.” – Dr. Cristiano Alcântara
A documentação envolve mais do que simples registros, é uma reflexão crítica dentro de uma organização estética que comunica o processo de aprendizagem de forma intencional.
A estética pode ser um ingrediente que contribua para a aprendizagem de observar, registrar e documentar processos, narrar o vivido, expressar em palavras e imagens. Assim, a estética contribui para narrar, de maneira harmoniosa e agradável, as situações vivenciadas, levando em conta o conteúdo a ser apresentado, clara e objetivamente.
A documentação se mostra como uma ferramenta essencial tanto para o desenvolvimento dos pequenos quanto dos profissionais da educação. O registro reflete as experiências do cotidiano, sendo uma prática que colabora com a aprendizagem. Além disso, promove um ambiente reflexivo.
Em suma, a documentação pedagógica é um processo para além do simples registro de atividades. É um meio poderoso de reflexão e análise, fazendo com que os educadores compreendam melhor as formas de aprendizagem das crianças.
Ao documentar, os profissionais têm a oportunidade de observar e interpretar as interações e o desenvolvimento dos alunos, criando memórias enriquecedoras para o ambiente escolar. Dessa forma, as crianças poderão revisitar suas histórias, refletir sobre seu aprendizado e contribuir para um processo educativo mais significativo e inclusivo.