Como aplicar a abordagem pikleriana nas escolas?
Desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, a abordagem pikleriana baseia-se em permitir que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras e emocionais no seu próprio ritmo, em um ambiente seguro e livre de restrições.
Ao contrário de métodos mais tradicionais, a abordagem pikleriana enfatiza a importância da autonomia e do respeito pela individualidade de cada criança.
Desde a criação de um ambiente adequado até a interação com as crianças, passando pelo estabelecimento de uma rotina que promova o desenvolvimento saudável, todos esses aspectos são essenciais para uma educação respeitosa.
Então, para saber como aplicar a abordagem pikleriana na escola e transformar a educação das crianças, tanto na creche quanto no ensino pré-primário, continue a leitura.
Compreensão dos princípios da abordagem pikleriana
Antes de mostrarmos como aplicar a abordagem pikleriana nas escolas, é importante lembrar quais são os princípios que regem essa prática. Isso porque essas diretrizes direcionam a aplicação da abordagem no espaço escolar.
Nesse sentido, a abordagem de Emmi Pikler valoriza o desenvolvimento saudável do bebê. Para isso acontecer, então, o bebê deve ter autonomia e liberdade de movimento enquanto o adulto precisa observar atentamente esse desenvolvimento.
Desse modo, os princípios que regem a abordagem pikleriana são:
Autonomia das crianças: as crianças podem e devem aprender por si mesmas. Desse modo, o adulto deve observar as brincadeiras, os movimentos e os interesses delas, sem interferir nas descobertas.
Movimento livre: a criança deve fazer os movimentos de modo espontâneo. Dessa forma, o adulto não deve induzir o movimento ou forçar o pequeno a fazer qualquer movimentação para a qual ele não esteja preparado.
Respeito à criança: cada criança aprende em seu tempo e tem suas características únicas. Consequentemente, o respeito à sua individualidade é uma das formas de garantir o desenvolvimento pleno do pequeno.
Segurança emocional: o bebê ou a criança bem pequena precisa de um adulto de referência. Esse adulto, por sua vez, deve cuidar enquanto educa, além de ser o suporte emocional da criança.
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Etapas para aplicar a abordagem pikleriana nas escolas
Para a efetiva aplicação da abordagem pikleriana no contexto escolar, deve-se analisar o corpo docente, o espaço físico e as metodologias já aplicadas na escola.
1º) Preparação do corpo docente
Um professor ou uma professora que leciona conforme a abordagem pikler precisa de preparação. Essa preparação tem como objetivo fazer que esse profissional reflita sobre a própria prática docente.
Essa reflexão, por sua vez, é essencial para uma boa aplicação da abordagem pikleriana na escola, visto que ela retira o profissional de uma “zona de conforto” comum na realidade brasileira.
No Brasil, é normal o professor ser considerado o único detentor do saber dentro das salas de aula. Com a abordagem de Emmi Pikler, contudo, o papel do professor e da criança é redefinido, já que ao docente cabe a observação cuidadosa e a intervenção calculada.
Para essa observação e intervenção acontecer, assim, deve-se considerar que os professores deverão aprender a abordagem Pikler, fazendo um curso de pós-graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana, por exemplo.
Além disso, a formação desse corpo docente deve preconizar a reflexão crítica sobre o fazer docente, repensando os métodos aplicados em sala de aula, as brincadeiras, a própria ocupação e o papel da criança.
2º) Criação de um ambiente favorável à abordagem pikleriana
Ter um corpo docente qualificado e reflexivo de pouco adianta se, ao adotar a abordagem pikleriana na escola, o espaço físico não estiver adaptado às necessidades dos pequenos.
Para atender ao que o bebê precisa, então, é essencial que o espaço em que ele ficará seja amplo, com móveis ao seu alcance e que possa ter opções de brinquedos. Mais que isso, é imprescindível que ele possa escolher onde e com o que brincar.
Uma das formas de construir um ambiente rico para os pequenos, por exemplo, é por meio das bebetecas. Essas bibliotecas com livros infantis servem não apenas para os bebês terem liberdade de movimento, mas também ajuda no incentivo à leitura.
Independentemente de como os espaços piklerianos serão construídos, cabe ao professor, dessa forma, acompanhar os pequenos sem interferir nas decisões.
3º) Implementação de práticas de cuidado
Parafraseando Emmi Pikler, o vínculo é construído entre o bebê e quem cuida dele. Desse modo, as práticas de cuidado corporal são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças.
Por isso, não se deve delegar este papel apenas ao auxiliar de classe. O pedagogo, assim, precisa cuidar dos pequenos, dando banho, trocando fraldas, alimentando e amparando quando necessário.
A abordagem Pikler, dessa forma, quando aplicada na escola ou na creche, precisa considerar o papel do pedagogo.
Benefícios da implementação da abordagem pikleriana na Educação Infantil
Ao implantar a abordagem pikleriana na Educação Infantil, o dono, o coordenador ou o docente conseguem gerar diversos benefícios para os pequenos. Abaixo, trouxemos algumas das vantagens que esse método tem:
Possibilitar que crianças desenvolvam autonomia: uma das vantagens da abordagem pikleriana é a formação de crianças com pensamento crítico e próprio. Com o movimento livre e com a capacidade de tomar suas próprias decisões, a criança torna-se mais confiante.
Cria o senso de individualidade e de coletividade: quando a criança é respeitada, cuidada e convive com outras crianças que também são, a compreensão sobre si mesma e sobre o outro aumenta. Dessa forma, o reconhecimento do pequeno como um indivíduo e também como um membro de comunidade também fica mais fácil.
Facilita a aprendizagem: uma abordagem pikleriana no ambiente escolar possibilita que o vínculo entre adulto e bebê/criança se forme. Com esse elo, aumenta-se a facilidade de aprendizagem, já que as atividades são feitas com eles e não para eles.
Aplique a abordagem pikleriana na sua escola
Se você é pedagogo, educador, supervisor ou coordenador pedagógico, já sabe que a aplicação da abordagem de Emmi Pikler é um diferencial não só na vida dos alunos, mas também na realidade escolar.
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