No Contexto da Educação Infantil

Falar de registro e documentação pedagógica é falar de um trabalho pautado nas novas imagens de criança, escola de educação infantil e processo de ensino e aprendizagem.

A educação infantil brasileira, hoje, sem dúvida, conta com uma rica contribuição de diferentes campos de conhecimento e influências mundiais reconhecidas pelo trabalho de excelência com bebês e crianças pequenas.

A documentação pedagógica é parte relevante na garantia do trabalho de qualidade que queremos ver em nossas escolas.

Professores e professoras de educação infantil precisam conhecer os princípios e as diretrizes que fundamentam a documentação, ou seja, para que, por que e como documentar.

Afinal, o que é Registro e Documentação Pedagógica?

Diferentes autores, brasileiros e estrangeiros, discutem e definem documentação pedagógica.

É importante conhecer as diferentes contribuições e experiências, como, por exemplo, a de Reggio Emília na Itália.

Ela é um trabalho criativo e colaborativo dos professores que envolve observar, levantar perguntas, registrar, interpretar, refletir sobre a prática e projetar ações futuras.

Esse conjunto de ações culmina em uma documentação que comunica e de fato dá visibilidade ao trabalho pedagógico e às experiências das crianças.

Qual é o Grande Erro ao Falar de Documentação Pedagógica?

Ela não pode ser compreendida simplesmente como um apanhado de registros, fotografias, produções das crianças etc.

Os registros mencionados podem fazer parte da coleta de material, mas, se não forem analisados, interpretados, ou usados para refletir sobre a prática e comunicar as experiências e aprendizagens das crianças, não são considerados documentação pedagógica.

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Esta notícia foi escrita por: Profa. Dra. Ana Lúcia Borges