Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto
- Carga Horária: 360h/18 meses
- Modalidade: Presencial e Ao Vivo/Online
- Curso reconhecido pelo MEC
- Sábado e domingo, das 9h00 às 17h00, uma vez por mês.
Garanta a sua vaga
Turma Confirmada!
- 08/02/2025
- Inscrição: R$ 150,00
- Investimento
- 06 X R$ 2.810,00
- 12 X R$ 1.490,00
- 18 X R$ 1.050,00
- 24 X R$ 828,00
Entre em contato agora com a nossa equipe para garantir a sua vaga!
Apresentação do curso
Os temas dos processos autodestrutivos, autolesão, adoecimento autoimune, morte, suicídio e luto ainda são tabus, sobretudo em instituições que se destinam a formar profissionais da saúde e da educação. Apesar do estigma, constatamos que o assunto está cada vez mais presente na vida, seja pela experiência direta, seja pelo significativo aumento de casos de homicídios, suicídios, de atos de violência e de autoagressão, sobretudo em jovens brasileiros.
O presente curso teve sua concepção baseada na crença de que as instituições formadoras de profissionais da saúde e da educação devem investir na discussão ética e bioética, bem como no aperfeiçoamento de profissionais para a elaboração de estratégias e de ações coletivas para valorização da vida, bem-estar biopsicossocial, prevenção dos processos autodestrutivos e acolhimento ao processo de luto.
Objetivo do curso
O presente curso teve sua concepção baseada na crença de que as instituições formadoras de profissionais da saúde e da educação devem investir na discussão ética e bioética, bem como no aperfeiçoamento de profissionais para a elaboração de estratégias e de ações coletivas para valorização da vida, bem-estar biopsicossocial, prevenção dos processos autodestrutivos e acolhimento ao processo de luto.
Desenvolver a compreensão dos comportamentos autodestrutivos e do processo de luto, e auxiliar na promoção das ações para valorização da vida. Desenvolver profissionais capazes de propor ações para a prevenção tanto dos comportamentos autodestrutivos quanto dos suicídios, bem como oferecer instrumentalização para o acolhimento do processo de luto e para valorização da vida.
Público de Interesse
Esse curso é destinado a profissionais graduados interessados pelas áreas da tanatologia, suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e processo de luto; a leigos e a profissionais das mais diversas formações que atuem ou pretendam atuar com a vulnerabilidade humana e compreender os processos autodestrutivos; e, sobretudo, a pessoas que pretendem aprimorar a escuta acolhedora e a conduta respeitosa em relação aos processos autodestrutivos e de acolhimento para com as pessoas em sofrimento existencial.
Conheça a Coordenação
Karina Okajima Fukumitsu
Professora com Pós-doutorado em Psicologia
Psicóloga com ênfase em psicoterapia, supervisão clínica e suicidologia. Psicóloga (CRP 06/43624-6), psicopedagoga e Gestalt-terapeuta.
Consultora em Saúde Existencial.
Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela mesma universidade. Mestra em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (MIsPP).
Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto.
Cocoordena a Pós-Graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-Terapia e a Pós-Graduação em Morte e Psicologia – Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Unicsul.
Produtora e apresentadora do podcast “Se tem vida, tem jeito”.
Palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia.
Presidente da Associação Se tem vida, tem jeito https://www.astvtj.com/
Conheça os Professores
Você vai aprender sobre:
- Compreensão dos processos autodestrutivos e dos suicídios
- Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais
- Pessoas que usam álcool e drogas (grupos de vulnerabilidade)
- Profissionais de segurança pública (grupos de vulnerabilidade)
- Pessoas migrantes (grupos de vulnerabilidade)
- Breve história do modelo de cuidado primário, a reforma psiquiátrica, peculiaridades do tratamento de doenças mentais
- Acolhimento e ressocialização do paciente com transtorno mental
- Pessoas pretas (grupos de vulnerabilidade)
- Pessoas LGBTQIAPN+ (grupos de vulnerabilidade)
- Pessoas em situação de rua, vulnerações, estigmas e suicídios
- Fatores de risco e fatores de proteção
- Pessoas que sofrem bullying e cyberbullying (grupos de vulnerabilidade)
- Violência, estupro e pessoas prisioneiras (grupos de vulnerabilidade)
- Adolescência e adolescentes (grupos de vulnerabilidade)
- Pessoas com transtornos mentais (grupos de vulnerabilidade)
- Povos indígenas (grupos de vulnerabilidade)
- Velhice e pessoas velhas (grupos de vulnerabilidade)
- Recursos e modelos de cuidados em atenção primária
- Programa RAISE: Acolher e Cuidar
- Desenvolvimento socioemocional
- Pessoas com doenças crônicas (grupos de vulnerabilidade)
- Programa RAISE: Habilitar e Equilibra
- Violência doméstica e pessoas violentadas (grupos de vulnerabilidade)
- A busca de sentido como fator protetor
- A morte de si e a morte do outro: experiências de coveiros e de suicídios
- A importância do acolhimento
- O uso de nossas dores
- O olhar apreciativo
- Trabalhos expressivos
- Experiências, rememorações e vivências: "o nosso caminhar"
- Reflexões sobre a dor, sofrimento e cuidados integrativos
- Cuidar, cuidar-se e ser cuidado como fatores de proteção
- Sabores e sentido de vida
- A saúde existencial na sociedade do cansaço: a contribuição do Byng-Chul-Han
- Desigualdade social
- Educação para morte
- Bioética, morte com dignidade e especificidades das mortes
- Ética, bioética, direitos, mídia e comunicação na rádio
- Educação para morte para crianças
- Educação para morte para adolescentes
- Educação para morte à luz da medicina
- Direito de morrer
- Ética, bioética, direitos, mídia e comunicação na reportagem
- Mulheres em situação de violência e autoviolência
- Homens em situação de violência e autoviolência
- Educação para morte - linguagem psicoeducativa
- Transtornos alimentares
- Autolesão: compreensões, cuidados e intervenções
- Aprendizagens à flor da pele: ressignificando processos com pacientes queimados
- Aspectos multifatoriais dos processos autodestrutivos
- Adoecimentos autoimunes
- O sofrimento existencial das pessoas acometidas por distrofia de retina e por doenças raras
- Aprendizagens à flor da pele: Adoecimentos da pele
- Transtorno pós-traumático
- Por que se calar se o falar é tão importante?
- Luto por suicídio
- Comunicações de adeus
- Luto antecipatório
- Processo de luto em contextos diversos
- Acolhimento na posvenção
- Grupo de apoio aos enlutados
- Pedagogia de emergências e o trabalho em grupos
- Cuidados Paliativos e processo de luto na sociedade moderna
- Luto por suicídio do profissional da saúde
- Cuidados e fatores de proteção para posvenção na infância e adolescência