Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto

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Apresentação do curso

Os temas dos processos autodestrutivos, autolesão, adoecimento autoimune, morte, suicídio e luto ainda são tabus, sobretudo em instituições que se destinam a formar profissionais da saúde e da educação. Apesar do estigma, constatamos que o assunto está cada vez mais presente na vida, seja pela experiência direta, seja pelo significativo aumento de casos de homicídios, suicídios, de atos de violência e de autoagressão, sobretudo em jovens brasileiros.

O presente curso teve sua concepção baseada na crença de que as instituições formadoras de profissionais da saúde e da educação devem investir na discussão ética e bioética, bem como no aperfeiçoamento de profissionais para a elaboração de estratégias e de ações coletivas para valorização da vida, bem-estar biopsicossocial, prevenção dos processos autodestrutivos e acolhimento ao processo de luto.

Objetivo do curso

O presente curso teve sua concepção baseada na crença de que as instituições formadoras de profissionais da saúde e da educação devem investir na discussão ética e bioética, bem como no aperfeiçoamento de profissionais para a elaboração de estratégias e de ações coletivas para valorização da vida, bem-estar biopsicossocial, prevenção dos processos autodestrutivos e acolhimento ao processo de luto.

Desenvolver a compreensão dos comportamentos autodestrutivos e do processo de luto, e auxiliar na promoção das ações para valorização da vida. Desenvolver profissionais capazes de propor ações para a prevenção tanto dos comportamentos autodestrutivos quanto dos suicídios, bem como oferecer instrumentalização para o acolhimento do processo de luto e para valorização da vida.

Público de Interesse

Esse curso é destinado a profissionais graduados interessados pelas áreas da tanatologia, suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e processo de luto; a leigos e a profissionais das mais diversas formações que atuem ou pretendam atuar com a vulnerabilidade humana e compreender os processos autodestrutivos; e, sobretudo, a pessoas que pretendem aprimorar a escuta acolhedora e a conduta respeitosa em relação aos processos autodestrutivos e de acolhimento para com as pessoas em sofrimento existencial.

Conheça a Coordenação

Karina Okajima Fukumitsu

Professora com Pós-doutorado em Psicologia

Psicóloga com ênfase em psicoterapia, supervisão clínica e suicidologia. Psicóloga (CRP 06/43624-6), psicopedagoga e Gestalt-terapeuta.

Consultora em Saúde Existencial.

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela mesma universidade. Mestra em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (MIsPP).

Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto.

Cocoordena a Pós-Graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-Terapia e a Pós-Graduação em Morte e Psicologia – Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Unicsul.

Produtora e apresentadora do podcast “Se tem vida, tem jeito”.

Palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia.

Presidente da Associação Se tem vida, tem jeito https://www.astvtj.com/

Conheça os Professores

Você vai aprender sobre:

  • Compreensão dos processos autodestrutivos e dos suicídios
  • Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais
  • Pessoas que usam álcool e drogas (grupos de vulnerabilidade)
  • Profissionais de segurança pública (grupos de vulnerabilidade)
  • Pessoas migrantes (grupos de vulnerabilidade)
  • Breve história do modelo de cuidado primário, a reforma psiquiátrica, peculiaridades do tratamento de doenças mentais
  • Acolhimento e ressocialização do paciente com transtorno mental
  • Pessoas pretas (grupos de vulnerabilidade)
  • Pessoas LGBTQIAPN+ (grupos de vulnerabilidade)
  • Pessoas em situação de rua, vulnerações, estigmas e suicídios
  • Fatores de risco e fatores de proteção
  • Pessoas que sofrem bullying e cyberbullying (grupos de vulnerabilidade)
  • Violência, estupro e pessoas prisioneiras (grupos de vulnerabilidade)
  • Adolescência e adolescentes (grupos de vulnerabilidade)
  • Pessoas com transtornos mentais (grupos de vulnerabilidade)
  • Povos indígenas (grupos de vulnerabilidade)
  • Velhice e pessoas velhas (grupos de vulnerabilidade)
  • Recursos e modelos de cuidados em atenção primária
  • Programa RAISE: Acolher e Cuidar
  • Desenvolvimento socioemocional
  • Pessoas com doenças crônicas (grupos de vulnerabilidade)
  • Programa RAISE: Habilitar e Equilibra
  • Violência doméstica e pessoas violentadas (grupos de vulnerabilidade)
  • A busca de sentido como fator protetor
  • A morte de si e a morte do outro: experiências de coveiros e de suicídios

  • A importância do acolhimento
  • O uso de nossas dores
  • O olhar apreciativo
  • Trabalhos expressivos
  • Experiências, rememorações e vivências: "o nosso caminhar"
  • Reflexões sobre a dor, sofrimento e cuidados integrativos
  • Cuidar, cuidar-se e ser cuidado como fatores de proteção
  • Sabores e sentido de vida
  • A saúde existencial na sociedade do cansaço: a contribuição do Byng-Chul-Han

  • Desigualdade social
  • Educação para morte
  • Bioética, morte com dignidade e especificidades das mortes
  • Ética, bioética, direitos, mídia e comunicação na rádio
  • Educação para morte para crianças
  • Educação para morte para adolescentes
  • Educação para morte à luz da medicina
  • Direito de morrer
  • Ética, bioética, direitos, mídia e comunicação na reportagem
  • Mulheres em situação de violência e autoviolência
  • Homens em situação de violência e autoviolência
  • Educação para morte - linguagem psicoeducativa

  • Transtornos alimentares
  • Autolesão: compreensões, cuidados e intervenções
  • Aprendizagens à flor da pele: ressignificando processos com pacientes queimados
  • Aspectos multifatoriais dos processos autodestrutivos
  • Adoecimentos autoimunes
  • O sofrimento existencial das pessoas acometidas por distrofia de retina e por doenças raras
  • Aprendizagens à flor da pele: Adoecimentos da pele
  • Transtorno pós-traumático
  • Por que se calar se o falar é tão importante?

  • Luto por suicídio
  • Comunicações de adeus
  • Luto antecipatório
  • Processo de luto em contextos diversos
  • Acolhimento na posvenção
  • Grupo de apoio aos enlutados
  • Pedagogia de emergências e o trabalho em grupos
  • Cuidados Paliativos e processo de luto na sociedade moderna
  • Luto por suicídio do profissional da saúde
  • Cuidados e fatores de proteção para posvenção na infância e adolescência