Planejamento Estratégico e Governança da Tecnologia da Informação (PEGTI)

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Apresentação do curso

O Curso de Planejamento Estratégico e Governança da Tecnologia da Informação (PEGTI) oferece um conjunto de disciplinas voltadas para a compreensão das ferramentas tecnológicas disponíveis para as organizações e seu alinhamento estratégico com as necessidades e características do negócio. Empresários e profissionais do mercado precisam enxergar a TI de forma estratégica, utilizando as melhores práticas, metodologias e casos de sucesso. Além disso, é essencial aplicar modernas técnicas de gestão de pessoas, serviços, processos e segurança, garantindo a qualidade do uso da tecnologia em suas diversas formas.

As disciplinas abordam conceitos baseados em diretrizes de renomados organismos internacionais que regulam o uso de ferramentas e estabelecem padrões de métodos e práticas para a gestão de TI, tais como:

Axelos – Referência em boas práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que orienta a gestão de serviços de TI.

ISACA (Information Systems Audit and Control Association) – Responsável pela governança de TI baseada nos controles do COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology).

CMMI Institute – Desenvolve e aprimora o modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration), um conjunto de práticas recomendadas para a melhoria contínua de processos organizacionais.

PMI (Project Management Institute) – Líder global em gerenciamento de projetos, responsável pelo PMBoK (Project Management Body of Knowledge) e certificações associadas.

Além dessas abordagens internacionais, o curso também abrange técnicas e métodos amplamente utilizados no mercado corporativo atual, como:

SOA (Service-Oriented Architecture) – Arquitetura orientada a serviços que estabelece políticas e boas práticas para facilitar a definição, localização e gestão de serviços de TI dentro da organização.

BPM (Business Process Modeling) – Conjunto de conceitos e técnicas para modelagem de processos de negócios, permitindo a representação clara e eficiente dos fluxos organizacionais.

BSC (Balanced Scorecard) – Metodologia desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton na Harvard Business School, utilizada para medir e gerenciar o desempenho empresarial, sendo uma ferramenta essencial para a gestão estratégica.

BCP (Business Continuity Plan) ou Plano de Continuidade de Negócios (PCN) – Estratégia preventiva para garantir a identificação e preservação de serviços essenciais após desastres, assegurando a retomada das operações de forma eficaz.

Com essa estrutura, o curso capacita os profissionais a utilizar a tecnologia da informação como um diferencial competitivo, impulsionando a inovação e garantindo a eficiência na gestão organizacional.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo formar especialistas em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (TI), capacitando-os na gestão de serviços, processos, qualidade e segurança da TI. Além disso, oferece uma sólida formação em gestão estratégica de negócios, permitindo que os profissionais alinhem a tecnologia aos objetivos organizacionais.

Objetivos Específicos

A pós-graduação lato sensu em Planejamento Estratégico e Governança de TI prepara profissionais para:

Participar ativamente do Planejamento Estratégico de TI (PETI) – Contribuir para a definição da estrutura de governança de TI, estabelecendo objetivos estratégicos e auxiliando na tomada de decisões sobre investimentos tecnológicos.

Aprimorar a competitividade e a eficiência organizacional – Identificar como, quando e onde investir em tecnologia para impulsionar o desempenho e a inovação empresarial.

Estruturar e fortalecer a Governança de TI – Direcionar e controlar o uso da TI atual e futura, garantindo um gerenciamento eficiente, além de monitorar e avaliar os planos estratégicos de TI.

Dominar ferramentas e metodologias reconhecidas – Aplicar modelos e técnicas essenciais para a gestão e governança de TI, incluindo:

  • COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) – Framework para governança e gestão de TI.
  • ITIL (Information Technology Infrastructure Library) – Conjunto de boas práticas para gerenciamento de serviços de TI.
  • PMBOK (Project Management Body of Knowledge) – Referência global para gestão de projetos.
  • BPMN (Business Process Model and Notation) – Padrão para modelagem de processos de negócios.
  • Modelos de Qualidade (CMMi e MPS-BR) – Métodos para melhoria de processos e maturidade organizacional.
  • BSC (Balanced Scorecard) – Estratégia para medição e gestão de desempenho organizacional.

Com uma abordagem prática e estratégica, o curso capacita profissionais para atuar na transformação digital das empresas, garantindo que a TI seja um diferencial competitivo e um impulsionador de resultados.

Público-Alvo

O curso é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar em organizações que se beneficiam da TI.

Você vai aprender sobre:

  • Práticas de Governança em TI (COBIT)

  • Fundamentos da ITIL

  • Gerenciamento de Projetos

  • Práticas de Gerenciamento da ITIL

  • Plataforma de BI na Prática

  • Business Intelligence, Data Warehouse e ETL

  • Cibersegurança e Compliance

  • Inovação e Transformação Digital