O Brincar na Educação Infantil: livre, heurístico e simbólico
Este curso propõe reflexões sobre a importância do buscar livre para o desenvolvimento integral da criança e sobre o papel do educador nesse processo. Em seus módulos, os alunos podem refletir sobre as relações existentes entre as brincadeiras, a diversidade cultural e sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem.
- Carga Horária: 380h/18 meses
- Semipresencial
- Curso reconhecido pelo MEC
Garanta a sua vaga
- 22/03/2025
- Inscrição: R$100,00
- Mensalidade: 24 x R$ 407,00
- Vagas Limitadas!
Seja um Educador Infantil
preparado para atuar com O Brincar
A abordagem e os princípios que fundamentam e norteiam o trabalho de cuidado e educação dos bebês e crianças, desenvolvido pela Drª Emmi Pikler, têm sido importantes para que os bebês e crianças possam se desenvolver integralmente a partir de suas próprias iniciativas e competências e exerçam, progressivamente, atitudes cada vez mais autônomas. Para tanto, é necessário um ambiente organizado de modo a permitir que as crianças interajam entre elas, contando com a presença de adultos de referência, que as acolham de maneira a respeitá-las como Sujeitos. Muitos países da Europa, América do Sul, Estados Unidos, Canadá, assim como Centros de Educação Infantil em São Paulo e outros estados do país, vêm desenvolvendo propostas pedagógicas numa perspectiva pikleriana. Algumas publicações brasileiras já trazem relatos de práticas de educadores, profissionais da saúde e outros, descrevendo a importância dessa metodologia no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Objetivo do curso
Este curso foi pensado para profissionais da educação infantil que atuam nas diferentes instituições de cuidado e educação.
– Coordenadores e docentes com larga experiência na gestão e docência na educação infantil numa perspectiva pikleriana.
– Conteúdos sobre o desenvolvimento infantil integral e integrado numa perspectiva neuropsicossociológica.
– Metodologia participativa envolvendo teorias e práticas pedagógicas com propostas de atividades individuais e em grupo.
– O trabalho final será a entrega de um artigo que possa contribuir com os estudos e as práticas pedagógicas dos docentes da educação infantil.
Público-Alvo
Professores, gestores, educadores e profissionais interessados na Educação Infantil.
Carga horária: 380 horas
2 sábados por mês , das 8h às 14h) + atividades complementares online/ao vivo no decorrer do curso.
Metodologia dos encontros:
*Aulas ao vivo/online com interação por meio de áudio e vídeo
*Presença obrigatória nas aulas online/ao vivo
*Os encontros presenciais serão transmitidos para os (as) alunos (as) que não puderem comparecer.
Conheça a Coordenação do Curso
Nossos coordenadores são referências na área de Educação Infantil, com grande preparo intelectual e prático.
Você vai aprender sobre: