O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional foi desenvolvido para capacitar profissionais a compreenderem os processos neurais envolvidos na aprendizagem, a resposta do cérebro aos estímulos ambientais, as interações e funções das diferentes regiões cerebrais, além dos processos cognitivos e do desenvolvimento neuropsicomotor. Com esse conhecimento, os especialistas poderão identificar transtornos ou dificuldades de aprendizagem e implementar práticas neuropsicopedagógicas eficazes.
Nas discussões sobre educação, ganham destaque questões relacionadas ao acompanhamento pedagógico, ao bem-estar emocional, à inclusão e aos processos cognitivos que influenciam a aprendizagem. As Neurociências contribuem significativamente para a educação ao oferecer embasamento científico para o aprimoramento de estratégias pedagógicas, bem como para a identificação e intervenção neuropsicopedagógica em casos de transtornos ou dificuldades de aprendizagem.
Nesse contexto contemporâneo, em que os estudos sobre aprendizagem aprofundam-se nas dimensões neurológicas e cerebrais, a integração entre educação e saúde torna-se essencial para promover um ensino e uma aprendizagem mais eficazes. Especializar-se em Neuropsicopedagogia, portanto, representa ampliar as bases do conhecimento e desenvolver práticas clínicas e institucionais de excelência.
Formar profissionais capazes de integrar os conhecimentos de Neurociências e Psicopedagogia, desenvolvendo uma compreensão aprofundada sobre como as funções cerebrais influenciam diretamente o processo de ensino/aprendizagem, a execução de tarefas cotidianas e o comportamento humano.
Objetivos Específicos
Diretores, coordenadores, supervisores e orientadores escolares (gestores). Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, entre outros cursos de áreas afins (portadores de diploma de curso superior).
Rua Rui Barbosa, 422 - Bela Vista - São Paulo - SP