Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

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Apresentação do curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional foi desenvolvido para capacitar profissionais a compreenderem os processos neurais envolvidos na aprendizagem, a resposta do cérebro aos estímulos ambientais, as interações e funções das diferentes regiões cerebrais, além dos processos cognitivos e do desenvolvimento neuropsicomotor. Com esse conhecimento, os especialistas poderão identificar transtornos ou dificuldades de aprendizagem e implementar práticas neuropsicopedagógicas eficazes.

Nas discussões sobre educação, ganham destaque questões relacionadas ao acompanhamento pedagógico, ao bem-estar emocional, à inclusão e aos processos cognitivos que influenciam a aprendizagem. As Neurociências contribuem significativamente para a educação ao oferecer embasamento científico para o aprimoramento de estratégias pedagógicas, bem como para a identificação e intervenção neuropsicopedagógica em casos de transtornos ou dificuldades de aprendizagem.

Nesse contexto contemporâneo, em que os estudos sobre aprendizagem aprofundam-se nas dimensões neurológicas e cerebrais, a integração entre educação e saúde torna-se essencial para promover um ensino e uma aprendizagem mais eficazes. Especializar-se em Neuropsicopedagogia, portanto, representa ampliar as bases do conhecimento e desenvolver práticas clínicas e institucionais de excelência.

Objetivo do curso

Formar profissionais capazes de integrar os conhecimentos de Neurociências e Psicopedagogia, desenvolvendo uma compreensão aprofundada sobre como as funções cerebrais influenciam diretamente o processo de ensino/aprendizagem, a execução de tarefas cotidianas e o comportamento humano.

Objetivos Específicos

  • Compreender a individualidade no processo de ensino e aprendizagem, respeitando as características únicas de cada indivíduo.
  • Identificar problemas associados a dificuldades ou transtornos de aprendizagem, propondo intervenções adequadas.
  • Explorar os processos neurobiológicos que sustentam a aprendizagem e o desenvolvimento humano.
  • Aplicar práticas neuropsicopedagógicas em contextos clínicos e institucionais, promovendo avanços significativos na educação.
  • Fomentar uma abordagem multi e interdisciplinar, articulando diferentes saberes e áreas do conhecimento para enriquecer a atuação profissional.

Público-Alvo

Diretores, coordenadores, supervisores e orientadores escolares (gestores). Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, entre outros cursos de áreas afins (portadores de diploma de curso superior).

 

Conheça a Coordenação do Curso

Você vai aprender sobre:

  • Fundamentos da Neuropsicopedagogia
  • Desenvolvimento de Pesquisa
  • Orientação à Pesquisa

  • Neuropsicofarmacologia
  • Neuroanatomia e Neurofisiologia I e II
  • Desenvolvimento neuropsicomotor I e II

  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Transtornos Neurobiológicos do Desenvolvimento I e II
  • Recursos acessíveis para apoiar alunos no Atendimento Hospitalar e ou com Deficiência na Inclusão Educacional

  • Estágio Institucional - Atuação e Oficinas Temáticas
  • Instrumentalização para Atuação Institucional
  • Instrumentalização para Atuação Clínica
  • Atuação Neuropsicopedagógica

  • Como o Cerebro Aprende I e II
  • Atividades com Movimentos Corporais como Ferramenta de Intervenção Neuropsicopedagógica
  • Linguagem, PAC E suas Relações
  • Neuroeducação Aplicada a Aprendizagem

  • Estágio Institucional - Atuação e oficinas temáticas
    Estágio Supervisionado - Neuropsicopedagogia Clínica