Neurociências Aplicadas à Educação

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Apresentação do curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neurociência na Primeira Infância oferece aos profissionais uma compreensão aprofundada dos processos neurobiológicos relacionados à aprendizagem, além da identificação de transtornos que podem impactar o desempenho educacional. Este conhecimento fornece ferramentas essenciais para a prática pedagógica, bem como para a intervenção e orientação de profissionais da educação.

O curso tem como objetivo principal explorar o mapeamento cerebral, promovendo uma abordagem pedagógica voltada para o aprimoramento das potencialidades dos alunos. Compreende-se como os estímulos são processados pelo cérebro e como os principais processos cognitivos – como atenção, memória, motivação, emoção e linguagem – influenciam diretamente esses estímulos, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz.

Dessa forma, o curso é estruturado para que os profissionais da educação desenvolvam uma visão aprofundada sobre:

  • Os processos neurais que ocorrem durante a aprendizagem.
  • A reação do cérebro aos estímulos do ambiente.
  • As interações e funções das diferentes regiões cerebrais.
  • Os processos cognitivos e o desenvolvimento neuropsicomotor.

Esse conhecimento permite identificar dificuldades e transtornos de aprendizagem, além de aprimorar práticas pedagógicas alinhadas às necessidades individuais dos alunos.

Relevância das Neurociências na Educação
Nos debates contemporâneos sobre educação, destaca-se a preocupação com os processos de aprendizagem e a inclusão escolar. As Neurociências dialogam com a educação ao fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras, contribuindo tanto para o avanço de alunos com dificuldades de aprendizagem quanto para a identificação de práticas que potencializem o ensino.

Esse campo interdisciplinar reúne conhecimentos de áreas como biologia, fisiologia, medicina, física, psicologia e pedagogia, que, quando integrados à educação, favorecem a compreensão das bases do aprendizado e das possibilidades de intervenção.

A Neuroplasticidade e o Papel dos Estímulos
Estudos atuais evidenciam a plasticidade do sistema nervoso, demonstrando que os neurônios possuem capacidade de regeneração e adaptação diante de estímulos externos e internos. Esse princípio reforça que, por meio de estímulos adequados, é possível moldar o processo de aprendizagem e promover avanços no desempenho educacional.

A Importância da Especialização
No cenário atual, em que a inclusão escolar é uma prioridade e os estudos sobre aprendizagem aprofundam-se nos aspectos neurológicos e cerebrais, especializar-se em Neurociências e Aprendizagem representa um diferencial significativo. Essa formação amplia as bases do conhecimento e capacita os profissionais a implementar práticas pedagógicas eficazes, alinhadas às demandas de uma educação mais inclusiva e transformadora.

Objetivo do curso

Capacitar os alunos a dominar o conhecimento sobre como as funções cerebrais controlam e influenciam diretamente o processo de aprendizagem, a execução de tarefas cotidianas e o comportamento, aplicando esse saber de forma prática e eficiente no contexto educacional.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver ferramentas neuropsicopedagógicas para aplicação na prática escolar, promovendo um ensino mais eficiente.
  • Aperfeiçoar a prática docente com base no conhecimento sobre os fundamentos neurobiológicos da aprendizagem.
  • Compreender e respeitar a individualidade no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo as características únicas de cada estudante.
  • Criar e implementar estratégias eficazes que potencializem o ensino e a aprendizagem.
  • Saber lidar com diferentes situações de aprendizagem, adaptando práticas pedagógicas às necessidades específicas dos alunos.
  • Identificar problemas relacionados a dificuldades ou transtornos de aprendizagem, propondo intervenções apropriadas.
  • Entender os processos neurobiológicos que sustentam a aprendizagem, promovendo um ensino fundamentado na ciência.
  • Adotar uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, articulando diferentes áreas do conhecimento para enriquecer a prática educacional.

Público-Alvo

Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais envolvidos com aprendizagem ou áreas da saúde. (Portadores de Diploma de Curso Superior)

Conheça a Coordenação do Curso

Não a nada a ser exibido.

Você vai aprender sobre:

  • Neuroanatomia e Neurofisiologia
  • Formação e Aprendizagem
  • Desenvolvimento Neuropsicomotor
  • Neuropsicofarmacologia

  • Dificuldades e Aprendizagem
  • Déficit Cognitivo, Transtornos Psiquiátricos e Síndromes
  • Inclusão Escolar

  • Como o Cerebro Aprende
  • Linguagem, Processamento Auditivo e Visual
  • Neurociências Aplicadas à Aprendizagem
  • Neurociência na Gestão Escolar
  • Metodologias Ativas na Prática