MBA em Comunicação e Semiótica

Garanta a sua vaga

TURMA CONFIRMADA!!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Apresentação do curso

O curso de MBA em Comunicação e Semiótica tem como objetivo aprofundar o estudo da semiótica, investigando como os significados são criados e comunicados nas culturas e sociedades. O programa explora as origens acadêmicas do estudo dos signos e símbolos — visuais e linguísticos — utilizados na comunicação simbólica. Além disso, o curso oferece conteúdos que ajudam a entender como essa comunicação através de signos e símbolos molda nossa percepção do mundo e a maneira como a paisagem e a cultura em que vivemos impactam todos nós, influenciando a leitura inconsciente que fazemos dos objetos ao nosso redor.

A abordagem do curso apresenta a semiótica como uma ferramenta teórica e prática essencial para garantir que os significados pretendidos, como os de uma peça de comunicação ou um novo sinal de trânsito, sejam compreendidos de forma clara e precisa pelo destinatário. A análise do contexto em que um signo é criado e comunicado é fundamental para entender seu verdadeiro significado, reconhecendo que a concepção do signo é frequentemente tão importante quanto o próprio signo para a interpretação correta do seu significado.

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo apresentar e aprofundar os conhecimentos da semiótica, inicialmente abordada como uma investigação acadêmica do significado das palavras (linguística). Com o tempo, a semiótica expandiu-se para examinar o comportamento humano, em diálogo com a antropologia e a psicologia, e posteriormente evoluiu para estudar a cultura, a sociedade e a produção de significados. Essa evolução transformou a semiótica em uma abordagem abrangente que envolve todos os signos, com especial ênfase no código visual. Hoje, ela auxilia em análises críticas e profundas de produtos culturais, como filmes, literatura, arte e teoria crítica. Mais recentemente, a semiótica se tornou uma metodologia eficaz para pesquisar e analisar o comportamento do consumidor e as comunicações de marcas corporativas.

O curso visa aplicar os conhecimentos da teoria semiótica como ferramenta de análise e/ou produção de processos comunicacionais. Esses processos ocorrem de maneira codificada nas linguagens midiáticas, tecnológicas ou não, e estabelecem dinâmicas culturais e interativas nas formas de expressão veiculadas pela mídia e nas artes visuais de maneira ampla.

Público-Alvo

O curso destina-se a profissionais graduados nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Propaganda e Marketing, Letras e áreas afins, que necessitam utilizar as ferramentas da semiótica aplicadas às suas áreas de trabalho, como um diferencial para suas carreiras. Profissionais empreendedores das áreas de Criação, como fotógrafos, jornalistas, profissionais de produção e visual merchandising, profissionais de marketing, designers, arquitetos e publicitários.

Você vai aprender sobre:

  • A Linguagem Jornalística

  • Análise da Linguagem Cinematográfica e Televisiva

  • Estética e Discurso Visual

  • A Fotografia no Periodismo Gráfico

  • Comunicação Interpessoal e Semiótica

  • Propaganda e Expressão Multimídia

  • Semiótica da Comunicação

  • Sistemas da Moda e Linguagem

  • As Funções da Imagem nos Processos de Ensino

  • Teoria dos Objetos e Retórica da Industria Cultural

  • Teorias da Comunicação, Semiótica e Gestalt

  • Didática do Ensino Superior