Ensino de Sustentabilidade: Docência e Práticas Inovadoras

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Apresentação do curso

O Curso de Ensino de Sustentabilidade: Docência e Práticas Inovadoras tem como objetivo contribuir para a formação teórico-prática de profissionais comprometidos em transformar seus espaços de atuação, especialmente na educação formal e não formal. A proposta é estimular uma nova forma de pensar, capaz de enfrentar a cultura individualista e consumista predominante em escolas, comunidades, universidades e organizações governamentais e não-governamentais.

Diante do cenário de crescente degradação ambiental, uma breve reflexão sobre as práticas sociais evidencia a urgência de discutir como a Educação Ambiental é conduzida na sociedade. Esse debate é essencial para redefinir estratégias educativas e práticas que promovam uma convivência mais harmônica com o meio ambiente.

De acordo com Jacobi (2003), a questão ambiental envolve cada vez mais um conjunto diversificado de atores do universo educativo. Esse envolvimento demanda uma abordagem interdisciplinar que integre diferentes sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a mobilização da comunidade acadêmica.

Jacobi enfatiza que:

“O desafio é formular uma Educação Ambiental crítica e inovadora, tanto no âmbito formal quanto no não formal. Essa educação deve ser, acima de tudo, um ato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma formação holística, que conecte o ser humano, a natureza e o universo, reconhecendo que os recursos naturais são finitos e que o principal responsável pela sua degradação é o próprio homem.”

Objetivo do curso

O objetivo é fornecer instrumentos teóricos e estudos de caso para a compreensão dos problemas ambientais contemporâneos, formando profissionais capazes de influenciar e promover mudanças. Com base em uma abordagem holística e transdisciplinar, busca-se estimular a implementação de práticas sustentáveis em diversos espaços de atuação, como escolas, comunidades, universidades, organizações governamentais e não-governamentais.

Objetivos Específicos

  • Reavaliar o papel da Educação Ambiental no currículo escolar, promovendo sua integração de forma mais crítica e significativa.
  • Disponibilizar informações sobre políticas e práticas sustentáveis desenvolvidas por organizações internacionais, administrações públicas e movimentos sociais.
  • Incentivar a elaboração de estratégias de educação ambiental que contribuam para superar o individualismo e o consumismo na sociedade.
  • Promover a revisão de valores associados à sociedade de consumo, fortalecendo uma visão coletiva e priorizando a cidadania e a sustentabilidade planetária.
  • Capacitar profissionais na docência da Educação Ambiental, desenvolvendo habilidades e competências que fomentem a “inteligência ambiental” nos educandos.

Público-Alvo

O curso tem como público alvo os profissionais de nível superior das áreas de ciências humanas, sociais e demais profissionais de outras áreas interessados no tema.

Você vai aprender sobre:

  • Contabilidade Ambiental

  • Educar para a Sustentabilidade

  • Elaboração de Práticas Educativas: A Importância do Trabalho por Projetos e Oficinas

  • Legislação Ambiental I

  • Meio Ambiente, Saúde e Cidadania

  • O Estímulo às Habilidades e Competências na Educação Ambiental

  • Sociedade, Natureza e Desenvolvimento

  • Uma Nova Ética Ambiental da Ecopedagogia

  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos

  • Gerenciamento de Resíduos e Efluentes