Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana
A atuação do profissional de educação infantil junto a bebês e crianças pequenas requer uma formação diferenciada. Nessa fase do desenvolvimento da criança ocorrem muitas transformações biológicas, neurológicas e psicossociais, que exigem desse profissional conhecimentos que ultrapassam os conteúdos normalmente presentes nos cursos de pedagogia.
- Carga Horária: 380h/18 meses
- Modalidade Ao vivo/ Online
- Curso reconhecido pelo MEC
Garanta a sua vaga
- 29/03/2025
- Inscrição R$ 100,00
- Mensalidade: 24X R$ 407,00
- Vagas Limitadas!
Seja um Educador Infantil
preparado para atuar com a abordagem Pikleriana
A abordagem e os princípios que fundamentam e norteiam o trabalho de cuidado e educação dos bebês e crianças, desenvolvido pela Drª Emmi Pikler, têm sido importantes para que os bebês e crianças possam se desenvolver integralmente a partir de suas próprias iniciativas e competências e exerçam, progressivamente, atitudes cada vez mais autônomas. Para tanto, é necessário um ambiente organizado de modo a permitir que as crianças interajam entre elas, contando com a presença de adultos de referência, que as acolham de maneira a respeitá-las como Sujeitos. Muitos países da Europa, América do Sul, Estados Unidos, Canadá, assim como Centros de Educação Infantil em São Paulo e outros estados do país, vêm desenvolvendo propostas pedagógicas numa perspectiva pikleriana. Algumas publicações brasileiras já trazem relatos de práticas de educadores, profissionais da saúde e outros, descrevendo a importância dessa metodologia no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Objetivo do curso
Este curso foi pensado para profissionais da educação infantil que atuam nas diferentes instituições de cuidado e educação.
– Coordenadores e docentes com larga experiência na gestão e docência na educação infantil numa perspectiva pikleriana.
– Conteúdos sobre o desenvolvimento infantil integral e integrado numa perspectiva neuropsicossociológica.
– Metodologia participativa envolvendo teorias e práticas pedagógicas com propostas de atividades individuais e em grupo.
– O trabalho final será a entrega de um artigo que possa contribuir com os estudos e as práticas pedagógicas dos docentes da educação infantil.
Público-Alvo
Professores, gestores, educadores e profissionais interessados na Educação Infantil.
Carga horária: 380 horas
*2 Encontros presenciais, aos sábados, das 8h às 14h, com transmissão ao vivo por meio de Webcam Profissional
*36 Encontros online/ao vivo, sábados duas vezes ao mês, das 8h às 14h.
Metodologia dos encontros:
*Aulas online/ao vivo com interação por meio de áudio e vídeo
*Presença obrigatória nas aulas online/ao vivo
*Os encontros presenciais serão transmitidos para os (as) alunos (as) que não puderem comparecer.
Conheça a Coordenação do Curso
Nossos coordenadores são referências na área de Educação Infantil, com grande preparo intelectual e prático.
Conheça os Professores
Você vai aprender sobre:
Professora Mestra Marta Lucia da Silva
Professor Mestre Rafael Ferreira Kelleter
Professora mestra Leila Oliveira Costa
Professor Mestre Rafael Ferreira Kelleter
Professora Especialista Elizabete Baptista de Godoy
- Conceito de protoinfância
Professora Mestra Leila Oliveira Costa
Com a Professora Especialista Elizabete Baptista de Godoy e Professora Mestra Maria Helena Pelizon
Professora Especialista Patricia Torres
- Concepções de currículo: prescritivos e narrativos de viver a abordagem pikleriana
- Princípios piklerianos nos documentos curriculares oficiais
Orientadora: professora Mestra Maria Helena Pelizon
- Subsidiar teórica e metodologicamente os alunos, para elaboração do trabalho de conclusão do curso
- Orientar a seleção e a relevância dos temas para elaboração do trabalho escrito para publicação