Alfabetização e Letramento

Garanta a sua vaga

TURMA CONFIRMADA!!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Apresentação do curso

O Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento foi desenvolvido para formar e capacitar profissionais que já estão ou pretendem atuar na alfabetização e no letramento em diferentes níveis educacionais e faixas etárias. O programa abrange tanto aspectos teóricos essenciais quanto práticos específicos para a educação infantil, alinhados com diversas correntes teóricas propostas por pensadores tradicionais e contemporâneos da área educacional.

No Brasil, crianças de 6 a 12 anos já começam a participar de atividades auxiliares na educação básica, que é obrigatória e gratuita conforme estipulado na Constituição. A lei 5692/1971 propôs a municipalização do ensino fundamental, porém muitos municípios enfrentaram desafios significativos nesse processo, especialmente os mais carentes, que iniciaram a municipalização sem apoio adequado do Estado e da União.

Na década de 1970, houve um aumento na evasão escolar e na repetência entre crianças das classes sociais mais baixas no antigo primeiro grau. Isso levou à criação da educação pré-escolar, conhecida como educação compensatória, destinada a crianças de 4 a 6 anos para suprir deficiências educacionais presentes no ambiente familiar dessas classes sociais.

As deficiências educacionais ocorrem porque famílias carentes muitas vezes não conseguem proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento escolar adequado de seus filhos, o que contribui para a repetência. Faltam a essas crianças requisitos básicos que não foram adquiridos em seu meio social e que são essenciais para o sucesso escolar. A pré-escola surgiu para suprir essas lacunas, embora inicialmente não tenha sido formalizada, com contratação de professores qualificados e remuneração adequada para um trabalho pedagógico consistente. Muitas vezes, as pré-escolas contavam com voluntários que frequentemente abandonavam essa função.

Objetivo do curso

Aprimorar a formação teórico-prática dos professores da educação infantil e das séries iniciais, capacitando-os na organização de estratégias pedagógicas adequadas para promover a construção de conhecimento através da vivência e experiência dos alunos.

Desenvolver ferramentas teóricas e práticas para fortalecer o processo de letramento e alfabetização durante os primeiros anos escolares.

Preparar profissionais para acolher crianças com necessidades educativas especiais de forma inclusiva.

Fornecer bases teórico-práticas essenciais para que os professores desempenhem eficazmente seus papéis educacionais.

Equipar os professores com conhecimentos teórico-práticos necessários para atuar em Centros de Atenção Integral e programas de alfabetização e letramento.

Capacitar os professores de educação infantil para realizar intervenções precoces em crianças com deficiências nas creches, assim como prover suporte adequado nas escolas e séries iniciais.

Público Alvo

Graduados de Pedagogia, Psicologia e áreas afins. 

Conheça a Coordenação

Emerson Ferreira da Rocha

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005) e mestrado em filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010).

Graduando de Ciências Econômicas. Atualmente é Secretário Geral e professor na Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia.

É tutor de cursos na modalidade a distância na Universidade Estácio – UNESA.

Atuou como professor na graduação da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, agora Universidade Brasil por meio da Portaria 628 de 14 de outubro de 2016 do Ministério da Educação. Lecionou na rede pública estadual de São Paulo entre os anos de 2005 e 2010 e no colégio Boni Consilii entre os anos de 2009 e 2011. 

Você vai aprender sobre:

  • A Instituição Escolar

  • Alfabetização e Letramento de Pessoas Jovens e Adultas e Orientações Metodológicas e Materiais Didáticos
  • Emergência de Histórias e Processos de Letramento

  • A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização/Letramento - Arte e Ludicidade na Perspectiva do Letramento

  • As Práticas Avaliativas no Contexto Educacional

  • O uso de Gêneros Textuais em Práticas de Alfabetização e Contextos Diversos: A Oralidade, A Leitura e a Escrita em Práticas de Alfabetização

  • A Educação Inclusiva no Processo de Alfabetização: Especificidades e Contribuições/As Novas Tecnologias na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais

  • A Importância da Observação e do Registro para a Prática Educativa e a Organização do Tempo Didático
  • Projetos Pedagógicos, Plano de Aula e Sequência Didática

  • Práticas Significativas no Processo de Alfabetização

  • Didática do Ensino Superior