AEE - Atendimento Educacional Especializado

Garanta a sua vaga

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Apresentação do curso

O Curso de Pós-graduação em AEE – Atendimento Educacional Especializado foi desenvolvido para responder às crescentes demandas da educação inclusiva no Brasil. Seu objetivo é oferecer uma formação sólida — tanto teórica quanto prática — aos profissionais da educação que atuam ou desejam atuar no atendimento a estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, altas habilidades/superdotação e outras especificidades.
Com uma abordagem interdisciplinar e alinhada às práticas educacionais contemporâneas, o curso capacita professores e demais profissionais da área para identificar necessidades específicas, planejar intervenções e implementar estratégias pedagógicas inclusivas. Tudo isso com respeito às singularidades de cada aluno e em conformidade com as diretrizes da legislação educacional brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outras normativas vigentes.

Objetivo do curso

O curso tem como propósito formar profissionais preparados para atuar com competência técnica e sensibilidade humana na promoção da educação inclusiva. Ao longo da formação, os participantes desenvolverão habilidades essenciais para:

  • Atuar com excelência no Atendimento Educacional Especializado (AEE), respeitando as singularidades de cada estudante.
  • Compreender e aplicar os fundamentos da educação inclusiva, alinhados às legislações e políticas públicas vigentes.
  • Criar estratégias pedagógicas personalizadas para alunos com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • Utilizar tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade como ferramentas para ampliar a autonomia e o aprendizado.
  • Planejar e elaborar o Plano Educacional Individualizado (PEI), promovendo a articulação entre família, escola e equipe multidisciplinar.
  • Reconhecer as especificidades de cada deficiência e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.
  • Refletir sobre práticas pedagógicas inclusivas, com base em metodologias ativas e ambientes virtuais de aprendizagem.
  • Vivenciar estágio supervisionado que permita aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver uma postura crítica e reflexiva sobre a inclusão escolar.

Modalidade e Metodologia do Curso

O curso é oferecido em formato híbrido, combinando aulas presenciais, encontros ao vivo online e conteúdos digitais em ambiente virtual de aprendizagem.

📍 Aulas Presenciais
Realizadas uma vez por mês, aos sábados, das 8h às 13h, no Colégio Santa Maria.

💻 Aulas Ao Vivo Online
Transmitidas via plataforma Webex, todas as quintas-feiras, das 19h às 22h.

🌐 Conteúdo Digital
Disponibilizado mensalmente por meio da Rota de Aprendizagem, acompanhando o tema central de cada aula mensal.

Público-Alvo

Profissionais graduados na área da educação

Conheça a Coordenação

Shirley Rodrigues Maia

Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós Doutorado na Universidade Federal de São Carlos 2017-2018 pesquisa A elaboração de um Guia de orientação e mobilidade para crianças com surdocegueira e crianças com deficiência múltipla sensorial usarias de cadeira de rodas Atualmente Sócia fundadora da Ahimsa Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e diretora educacional, assessora técnica – Christopher Blind Mission, assessora técnica – Perkins School for the Blind.

Foi coordenadora de área do curso do AEE da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora de Curso Educação Infantil e Psicopedagogia da Universidade Estácio de Sá e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Surdocegueira, deficiência múltipla sensorial, alunos com necessidades especiais, pessoas com surdocegueira e educação especial. Educação a Distância (cursos de Psicopedagogia, Educação Infantil, dificuldades de Aprendizagem, Educação Especial com perspectiva Inclusiva, AEE), Tecnologia Assistiva na área da Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial, formação de Professores e Comunicação Alternativa Tátil Texturizada.

Você vai aprender sobre:

  • Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva

  • Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação

  • Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE

  • Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação

  • Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE

  • Atendimento Educacional Especializado – AEE e A Educação Especial Inclusiva

  • Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Plano Educacional Individualizado – PEI e Alfabetização e Letramento, Letramento Matemático

  • Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Deficiência intelectual, Deficiência Física e Mobilidade Reduzida.

  • Deficiência Auditiva/Surdez, Surdocegueria, Deficiência Visual e Deficiência Múltipla

  • Vivências Práticas