O papel do personal trainer no treino de musculação
Com o crescente aumento da preocupação com a saúde, mais pessoas têm procurado as academias para a prática de exercícios. Nesse sentido, um treinamento bem orientado faz parte da promoção da saúde, por isso o personal trainer tem um papel muito importante no treino.
Sabendo que o treinamento personalizado deve se ajustar às necessidades e aos objetivos das pessoas, o personal deve adquirir uma gama de conhecimentos específicos.
Essa preocupação se dá porque as atividades físicas interferem não apenas na saúde, mas também na estética, na performance e na qualidade de vida do indivíduo.
Desse modo, não só obter conhecimentos é essencial, mas também ter uma reflexão crítica sobre o próprio desenvolvimento profissional é indispensável para o bom desempenho do aluno.
Então, para saber como o personal trainer pode fazer isso e qual o papel que ele ocupa no treino de musculação, continue a leitura.
Qual é o papel do personal trainer no treino de musculação?
O personal trainer tem a importante função de orientar com clareza e precisão os treinos. Ainda mais, ele é o responsável pela motivação e pelo desenvolvimento adequado do paciente.
Nesse sentido, o personal tem a função de:
Aperfeiçoar a execução dos movimentos: o personal trainer acompanha os treinos, os movimentos e, claro, faz a correção da execução. Dessa forma, o aluno consegue extrair o melhor de cada atividade e alcançar os resultados com mais facilidade.
Criar treinos reais e metas atingíveis: em meio a inúmeros influenciadores digitais na área da Educação Física e pessoas que se dizem profissionais, surge uma variedade de promessas e de objetivos irreais. Dessa forma, o personal trainer tem o papel de trazer objetivos e metas claras e alcançáveis, sem que prejudiquem a saúde ou gerem desmotivação no aluno.
Avaliar adequadamente os resultados: conforme os treinos avançam, é essencial verificar o que, de fato, melhorou ou precisa de aperfeiçoamento. Nesse contexto, a avaliação geral é feita sob a análise da flexibilidade, do desempenho, da postura, da resistência e da força. Então, apenas um profissional consegue analisar esses fatores de modo preciso.
Você também pode gostar de:
Você está preparado para oferecer treinamento online?
Os benefícios dos exercícios aeróbicos para idosos.
O papel da Psiquiatria do Esporte
Um personal trainer pode trazer resultados mais expressivos para o aluno
Quando se almeja uma vida saudável, as práticas de atividade física são essenciais para o bem-estar. Contudo, nem sempre as pessoas mantêm constância na busca por uma vida saudável.
Desse modo, a atuação de um personal trainer na prescrição e na supervisão de exercícios físicos durante programas de musculação demonstra oferecer mais benefícios em comparação com programas de treinamento sem supervisão.
Segundo Carvalho et al. (2023), o personal trainer tem como um dos seus objetivos melhorar a aptidão física e a composição corporal do aluno, alcançando isso por meio do controle mais eficaz da intensidade e do volume do treinamento. Para isso acontecer, o personal trainer precisa estabelecer uma relação de confiança com o aluno, que deve confiar em seus métodos e prescrições.
Com a confiança estabelecida, consequentemente o aluno se sente mais confortável para continuar seus treinos. Os resultados, então, são mais satisfatórios.
Por isso, o personal tem um papel de encorajamento para otimizar os benefícios associados à prática de musculação.
Como se tornar um personal trainer de referência
Para que as atividades físicas gerem os resultados certos, um personal trainer precisa ter algumas características:
Ter a habilitação do CREF: um profissional habilitado garante segurança e confiança em seus serviços.
Demonstre os seus resultados: além de mostrar os benefícios do seu trabalho, ter um portfólio é uma forma de demonstrar a sua trajetória profissional. Fotos, depoimentos e comprovantes de certificações passam credibilidade.
Motive seus alunos: conforme Stefanini (2008), os alunos ficam mais motivados a fazer atividades físicas quando o personal oferece exercícios novos, é atento às necessidades deles e oferece atenção e cuidado.
Preocupar-se com a atualização profissional: um bom personal trainer precisa se atualizar constantemente para melhorar não apenas a própria prática, mas também se destacar no mercado.
Atualize-se com cursos reconhecidos pelo mercado
Além de tudo que já falamos, uma das formas de mostrar um diferencial competitivo é demonstrar para seu aluno que você está preocupado com a sua formação.
Um profissional que continua estudando, além de se preparar melhor para o mercado, consegue transmitir credibilidade para o seu público.
Pensando nisso, a Faculdade Phorte oferece a pós-graduação EAD em Fisiologia do Exercício 360º – Ciência, Mercado e Prescrição.
Com essa pós-graduação, você conquista todos os conhecimentos necessários para se tornar um profissional que domina a parte teórica e prática da sua profissão.
Para garantir esse diferencial e exercer com excelência seu papel no treinamento dos seus alunos, conheça o nosso curso aqui.