Como um tradutor pode conseguir mais clientes?
Como um tradutor pode conseguir mais clientes? Se você é um tradutor freelancer ou, até mesmo, tem uma agência de tradução, conseguir mais clientes é essencial para o crescimento de seu trabalho.
Contudo, diante da concorrência, conquistar novos clientes pode ser realmente desafiador. Por isso, é necessário usar algumas estratégias para atrair bons consumidores.
Dessa forma, neste artigo, vamos abordar algumas das melhores práticas para você divulgar seu trabalho e ter mais retorno com ele.
Então, tradutor, para aumentar sua carteira – de clientes e de dinheiro –, continue a leitura.
Tradutor, consiga mais clientes com sua presença online
Na Era Digital, não tem jeito: o tradutor precisa ter uma presença online para conseguir mais clientes.
Nesse sentido, é possível marcar essa presença de diversas formas:
- Com um site profissional, no qual você mostrará seu portfólio, seu currículo e suas experiências.
- Com as redes sociais. Tanto o Instagram quanto o LinkedIn são formas de você manter o relacionamento com seu público-alvo e com seus futuros clientes.
- Com perfis em plataformas profissionais de tradução, Proz, RWD, LILT.
Com isso, é possível mostrar o trabalho de um jeito prático, além de possibilitar que os contratantes encontrem você com mais facilidade.
Um tradutor consegue mais clientes com networking
Fazer networking não é sobre quantas pessoas você conhece, mas, sim, sobre quem você conhece.
Desse modo, a qualidade de seus contatos possibilita que o tradutor freelancer consiga mais clientes, por meio de indicações.
Para isso acontecer, contudo, é preciso que o tradutor tenha uma rede qualificada e estratégica. Como dissemos, quem você conhece é mais importante do que a quantidade de pessoas que você conhece.
Nesse sentido, é essencial estar nos lugares em que você pode alcançar os melhores contatos e profissionais da sua área. Assim:
Participe de encontros com outros profissionais: Compareça a palestras e encontros específicos para tradutores. Esses eventos oferecem oportunidades para conhecer colegas e expandir sua rede de contatos.
Comece pelos clientes que você já tem: Peça recomendações, testemunhos e referências para aqueles que já trabalharam com você.
Contate agências e mande currículos: Envie seu currículo para agências de tradução e, também, entre em contato diretamente com potenciais clientes. Essa abordagem proativa pode resultar em oportunidades de trabalho.
Faça parte de associações: Essas associações oferecem networking, recursos e suporte que podem impulsionar sua carreira. Assim, é muito interessante associar-se a agências como a Abrates e a Bliss.
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Tradutor, não basta conseguir clientes: é necessário prospectar os bons
Imagine que você siga todos os passos para prospectar clientes. Consegue chamar a atenção de vários, mas nenhum deles é do nicho a que você atende.
Você perdeu tempo, dinheiro e ganhou muita frustração.
Nesse contexto, a pesquisa direcionada é fundamental. Comece investigando para quem você deseja traduzir e quanto deseja ganhar com isso.
Pense de forma prática, analisando suas próprias habilidades e áreas de atuação. Considere como você pode agregar valor aos clientes, levando em conta em que setores eles atuam e que tipo de empresa representam.
Portanto, antes de começar a prospectar, faça sua pesquisa, defina seu público-alvo e prepare suas estratégias de comunicação. Isso aumentará as chances de você atrair clientes compatíveis com sua área de atuação e seus objetivos financeiros.
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