Psicopedagogia Institucional e Clínica
- Carga Horária: 600h
- Periodicidade: 12 meses de duração
- Modalidade EAD
- Curso reconhecido pelo MEC
Garanta a sua vaga
TURMA CONFIRMADA!!
- 21/11/2024
- Inscrição R$ 149,00
- Investimento 17X 149,00
- Vagas limitadas!
Apresentação do curso
O Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica foi desenvolvido com o objetivo de criar novas oportunidades para os profissionais psicopedagogos, capacitando-os com conhecimentos especializados e preparando-os para novas áreas de atuação. Este curso visa aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação em Pedagogia, focando especificamente na psicopedagogia.
Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a formação dos profissionais da educação ganhou destaque, reconhecendo sua importância como facilitadores educacionais e agentes de intervenção em um mundo cada vez mais exigente.
A Psicopedagogia concentra-se no estudo da aprendizagem e das dificuldades que a envolvem, impactando diretamente os indivíduos que aprendem, as instituições educacionais e o contexto familiar. É crucial capacitar profissionais para compreender e intervir em uma variedade de contextos educacionais, preparando especialistas com habilidades terapêuticas, preventivas e um embasamento teórico e prático sólido, essencial tanto para o ambiente acadêmico quanto para clínicas especializadas.
Objetivo do curso
Atender à evolução da sociedade ao formar psicopedagogos competentes, prontos para o mercado de trabalho, capazes de enfrentar novos desafios e promover a qualidade social da Educação.
Proporcionar sólidos fundamentos teórico-práticos ao psicopedagogo em Psicopedagogia institucional/clínica, essenciais para o eficaz desempenho de suas funções.
Oferecer bases teórico-práticas na área de Psicopedagogia Preventiva, capacitando o psicopedagogo para intervenções proativas.
Preparar o psicopedagogo para conduzir diagnósticos precisos e realizar intervenções e tratamentos eficazes na área psicopedagógica.
Público-Alvo
Psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de áreas afins.
Conheça a Coordenação do Curso
Shirley Rodrigues Maia
Professora Doutora
Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós Doutorado na Universidade Federal de São Carlos 2017-2018 pesquisa A elaboração de um Guia de orientação e mobilidade para crianças com surdocegueira e crianças com deficiência múltipla sensorial usarias de cadeira de rodas Atualmente Sócia fundadora da Ahimsa Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e diretora educacional, assessora técnica – Christopher Blind Mission, assessora técnica – Perkins School for the Blind.
Foi coordenadora de área do curso do AEE da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora de Curso Educação Infantil e Psicopedagogia da Universidade Estácio de Sá e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Surdocegueira, deficiência múltipla sensorial, alunos com necessidades especiais, pessoas com surdocegueira e educação especial. Educação a Distância (cursos de Psicopedagogia, Educação Infantil, dificuldades de Aprendizagem, Educação Especial com perspectiva Inclusiva, AEE), Tecnologia Assistiva na área da Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial, formação de Professores e Comunicação Alternativa Tátil Texturizada.
Você vai aprender sobre:
- Fundamentos da Psicopedagogia
- A Psiconeurologia aplicada a Psicopedagogia
- Importância das teorias de desenvolvimento para a Psicopedagogia
- Importância das teorias de aprendizagem para a Psicopedagogia
- Aspectos sociais e emocionais que influenciam na aprendizagem da leitura
- Aspectos sociais e emocionais que influenciam na aprendizagem da escrita
- Dificuldades de aprendizagem quanto ao raciocínio lógico (Matemática, cálculos e jogos)
- Avaliação psicopedagógica institucional- clínica, instrumentos de avaliação I
(Diagnóstico – fundamentação teórico-prática e ética)
- Avaliação psicopedagógica institucional –clínica, instrumentos de avaliação II
- Importância da família na avaliação psicopedagógica
- Aspectos sociais que influenciam na avaliação psicopedagógica
- Jogos simbólicos de construção/ intervenção psicopedagógica
- Jogos de regras: intervenção psicopedagógica
- Arte: estratégias de intervenção psicopedagógica
- Jogos cooperativos: estratégias de intervenção psicopedagógica
- Dinâmica de grupo: estratégias de intervenção psicopedagógica
- Contribuições da Psicologia ao conhecimento psicopedagógico – psicanálise
- Contribuições da Psicologia ao conhecimento psicopedagógico – fenomenologia
- Como Atuar No Contexto Hospitalar
- Recursos acessíveis para apoiar alunos no atendimento hospitalar e ou com deficiência na inclusão educacional
- Atuação do psicopedagogo no estudo de caso
- Desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem
- Integração sensorial na prática pedagógica
- Desenvolvimento visual
- Estágio Supervisionado total de 100 horas, segue metodologia.
- Estágio Institucional (50 horas)
- Estágio Clínico (50 horas)