Documentação pedagógica: O que não pode faltar em meus registros, na minha documentação?
Muitos professores pensam que, para uma boa documentação pedagógica, registros fotográficos ou até mesmo vídeos são suficientes. Fotos, vídeos, gravações de áudios etc. em resumo são materiais importantes para a documentação, desde que passem por uma “curadoria”.
O ciclo da documentação só se completa por exemplo quando há um conjunto de ações realizadas pelo professor ou pela professora.
É preciso selecionar, organizar, interpretar, refletir sobre os materiais coletados e tomar decisões a partir do que se observa, fotografa, filma.
O que você viu na foto que a fez merecer ser selecionada?
O que ela evidencia em relação ao seu trabalho e à experiência da criança? Que caminhos de possibilidades a foto pode indicar?
Portanto, há um trabalho investigativo a ser feito a partir de uma imagem, de um áudio, de um desenho feito pela criança, por exemplo, que precisam de maior detalhamento, e isso é feito por escrito.
Então portanto, não podem faltar a reflexão e o parecer do professor ou da professora sobre os registros produzidos.
Preciso realizar uma documentação pedagógica e não sei como fazer isso. Por onde começar?
Não há uma receita pronta, mas intencionalidade pode ser a palavra-chave para começarmos essa conversa.
Quais são suas intenções?
O trabalho do professor está em conhecer as crianças realmente, os seus saberes, e ampliá-los à luz do patrimônio cultural da humanidade.
Então, a observação sistemática das crianças é fundamental para todo o processo de documentação. Registre suas intenções. Registre suas observações diárias.
A partir das reflexões que fará de sua carta de intenções e de seus registros diários, logo perceberá a necessidade de produzir algo que possa dar visibilidade ao trabalho das crianças e, assim, a documentação começa.
É preciso criar na escola uma cultura de documentação. Para começar, só tem um caminho: começar.
Quais cuidados devo tomar na documentação pedagógica?
É importante pensar em três questões essenciais: ética, estética e concepções.
É ético criar uma cultura de valorização das experiências, da forma de pensar e expressar de todas as crianças. Coisas do tipo “arrumar o trabalhinho da criança para apresentar aos pais” não fazem parte da ética e dos princípios da documentação pedagógica.
É ético promover a participação das crianças em todo o processo de documentação. Nas escolhas e no planejamento, nas interpretações.
O consentimento da criança para fotografá-la e expor sua produção é fundamental se a respeitamos como pessoa digna e de direitos. A estética da apresentação dos registros também é importante.
A forma como organizamos a documentação e a comunicamos demonstra o valor que damos às produções infantis. Por fim, é preciso pensar nas propostas pedagógicas e nos princípios que orientam as práticas que serão documentadas.
A documentação revela a concepção de criança, de trabalho pedagógico e do papel do professor.
É preciso refletir sobre essas concepções em relação ao que se espera hoje da educação infantil.
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Esta notícia foi escrita por: Profa. Dra. Ana Lúcia Borges