No dia 05 de novembro de 2025, a comunidade pedagógica amanheceu com a triste notícia do falecimento de Anna Tardos, filha de Emmi Pikler e antiga diretora do Instituto Lóczy. Aos 94 anos, a psicóloga infantil deixou um legado de dedicação à educação respeitosa e ética na primeiríssima infância.
Uma eterna defensora da autonomia dos bebês e das crianças bem pequenas, ao longo de sua trajetória profissional, ela marcou a vida de milhares de educadores em todo o mundo. Não apenas isso, mas seu trabalho perpetuou uma abordagem que está transformando a Educação Infantil em todos os países que alcança, inspirando práticas que colocam o respeito, o tempo e a autonomia como protagonistas do desenvolvimento infantil.
Guardiã do legado Pikler: a jornada de Anna Tardos na Educação Infantil
Ainda criança, Anna não apenas viu a mãe desenvolver a Abordagem Pikleriana, mas também foi uma das primeiras beneficiadas por ela. Em sua criação, a autonomia ganhou o destaque que Emmi Pikler defendia ser essencial à Educação Infantil e depois de sentir os benefícios em seu próprio desenvolvimento, cresceu para ser a maior defensora dessa metodologia.
Psicóloga por formação e doutora em psicologia infantil, Anna ganhou o título de pesquisadora de renome mundial em Educação Infantil e se tornou uma das maiores especialistas em primeira infância do mundo. É autora de mais de 60 publicações, com lançamentos em vários idiomas.
Essas obras e tantas outras foram escritas com o objetivo de difundir globalmente uma visão ética e respeitosa da infância, com foco no movimento livre, na observação atenta, na autonomia e na qualidade das relações entre quem cuida e quem é cuidado. A mesma missão, de compreender, de dentro, o cotidiano das crianças que sua mãe tanto observava, foi o que a levou a ingressar, com 25 anos, no Instituto Lóczy, fundado por Emmi Pikler.
Ainda nessa fase de sua vida, o princípio da autonomia continuava sendo uma prioridade dentro de seu núcleo familiar. Anna iniciou como uma funcionária de meio período e apenas 5 anos depois passou a trabalhar em período integral. Durante as três décadas que se seguiram, ela coordenou pesquisas, formações e observações sobre o desenvolvimento infantil e o cuidado respeitoso até que, em 1998, assumiu oficialmente a diretoria da instituição, sucedendo a mãe que havia falecido alguns anos antes.
Ela permaneceu no cargo até 2010, quando as reformas na administração pública da Hungria levaram ao encerramento do Instituto Pikler enquanto instituição estatal. No entanto, Anna não desistiu de seu legado e, junto a Ágnes Szántó e parte da equipe do instituto, fundou a Associação Pikler-Lóczy da Hungria (Pikler-Lóczy Association of Hungary), onde continuou os trabalhos pedagógicos e científicos que sua mãe começara tantos anos antes, preservou o acervo que criaram, continuou a pesquisar e formar professores de todo o mundo, difundindo a Abordagem Pikleriana.
Difusão global: o trabalho de Anna formando professores de todo o mundo
O trabalho escrito de Tardos percorreu todo o mundo e ajudou pedagogos de vários países a estruturarem uma educação infantil mais respeitosa e humana, no entanto não era apenas seu trabalho que viajava. Professores e professoras de todo o mundo foram para a Hungria para ter formações com a mulher que se tornou uma mestra na Abordagem Pikleriana.
Durante sua gestão como diretora do Instituto, eram oferecidas formações presenciais para educadores da Hungria e do exterior, com participação frequente de profissionais franceses, espanhóis, alemães, estadounidenses e latino americanos, incluindo professores e professoras brasileiros, entre outras nacionalidades. Mas ela não parou por aí, a psicóloga infantil também recebe crédito pela cofundação do Pikler International Networking, que registra dezenas de programas de capacitação criados a partir das metodologias que ela supervisionava ou coorientava.
Estimativas de associações filiadas ao Instituto Pikler e a Associação Pikler-Lóczy indicam centenas de cursos e oficinas de formação ministrados sob a supervisão de Anna ou com base no material que a doutora desenvolveu. O número de professores beneficiados por essa iniciativa chega à casa das dezenas de milhares.
Ao longo dos anos, não apenas muitos professores foram até a Hungria para aprender com os resultados, pesquisas e metodologias desenvolvidos por Anna, mas ela também esteve em movimento. Visitou muitos países, aumentando seu acervo de informações com as vivências que experimentou em todos eles. Em 2016, por exemplo, ela esteve no Brasil para realizar uma série de conferências organizadas pela Rede Pikler Brasil e sua presença marcou centenas de profissionais da educação.
Um legado eterno: a marca deixada por Anna Tardos
Com a triste notícia de seu falecimento, muitas instituições, ex-alunos e pessoas que foram profundamente afetadas por seu trabalho postaram homenagens a Anna. As palavras de carinho, o reconhecimento pelo impacto que causou e a nostalgia de momentos vividos ao lado da educadora revelam o alcance de seu trabalho e de sua dedicação.
Os comentários refletem o sentimento que os profissionais alcançados sentiam pela mestra. Uma das autores cujo trabalho é estudado na Pós-graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana, por exemplo, reforça a infinitude de sua memória:
“Anna continuará viva pelo incrível trabalho realizado a favor dos bebês e daqueles que se ocupavam deles. Gratidão profunda pela linda missão que realizou em terra. ✨🙌🏼🤍”; e completa, “Ela não era. Ainda É a personificação do que me inspira e do que acredito. Pois é também em mim (e em outras tantas pessoas) que seu legado, suas pesquisas, reflexões, falas e gestos se perpetuam e continuarão vivendo naqueles que se dedicam ao desafio e privilégio permanentes de acolher com respeito e dignidade o início da vida do ser humano.”
Assim como essa autora, dezenas de outras profissionais sentiram a perda e fizeram suas homenagens. Simone del Lago, Daniela João, Tania Fukelman e tantas outras lamentaram a perda dessa estudiosa que transformou para sempre a Educação Infantil, afirmando que ela continuará para sempre a inspirar suas práticas e rotinas pedagógicas. A mestra Maria Helena Pelizon, que teve o prazer de estar presente em uma das formações de Anna em 2011, lembra do momento com carinho:
“Anna Tardos era uma mulher extremamente cuidadosa e fiel ao trabalho desenvolvido tanto por sua mãe como por todos que trabalharam e trabalham lá em Budapeste, até hoje”, e ainda completa “destaco sua presença e sua escuta atentas às apresentações das pessoas que participaram nos encontros de aprofundamento, seja no Brasil ou Argentina. Foi uma mulher simples na aparência, mas uma fortaleza”.
A educadora, que hoje transmite o legado de Pikler e de Anna para educadores brasileiros, reforça a força física de Anna, que participava de encontros de 8h, insistindo em estar presente e colaborando, mantendo a responsabilidade de entregar o melhor.
Experiências como essa provam que o trabalho de Anna Tardos foi muito além da pesquisa e da formação. Com sua trajetória, ela foi capaz de desenvolver uma educação focada no cuidado, no afeto e no desenvolvimento integral das crianças e dos bebês. Ela é, e sempre será, uma referência para todos os pedagogos e profissionais da educação que entendem a importância de respeitar o ritmo de cada criança, reconhecendo suas competências e suas necessidades.
Nossos mais profundos sentimentos a todos que estão sentindo essa perda e reconhecem que hoje a Educação Infantil sofreu uma enorme perda. A Faculdade Phorte se emociona com esse legado e tem como missão levá-lo adiante, reforçamos que Anna Tardos é, e sempre será, um marco a ser seguido, uma inspiração para que sigamos buscando um sistema educacional que busca desenvolver as crianças com respeito, afeto e vínculo.
“Não devemos forçá-la a ficar de pé ou sentada se essas forem posições que ela ainda não tenha alcançado por si só. O bebê pode aprender muito se acreditarmos nele e respeitarmos seu ritmo”
— Anna Tardos, psicóloga infantil, especialista em educação infantil e perpetuadora de um legado interminável na Abordagem Pikleriana.