Metodologia do Ensino da Matemática

Garanta a sua vaga

Turma Confirmada!!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Apresentação do curso

O Curso de Metodologia do Ensino da Matemática tem como objetivo a formação de professores para a Educação Básica e Superior, com ênfase nos aspectos pedagógicos e nas especificidades da área de Matemática.

A proposta é oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos relacionados aos conteúdos matemáticos, com foco especial na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em suas particularidades. Além disso, o curso promove uma formação pedagógica voltada ao ensino da matemática por meio de estratégias inovadoras, que envolvem o uso de tecnologias, a etnomatemática e a modelagem matemática.

Considerando as transformações sociais em curso, como a crescente presença da tecnologia no cotidiano, o curso busca atualizar e qualificar a formação docente, preparando os profissionais para enfrentar os desafios do ensino de matemática tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior.

Objetivo do curso

Oferecer uma formação metodológica e pedagógica inovadora aos estudantes interessados em atuar como professores de Matemática, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior.

Objetivos Específicos

  • Apresentar e discutir as principais abordagens pedagógicas que fundamentam o ensino da Matemática nos diferentes níveis de ensino.

  • Refletir sobre práticas de ensino alinhadas às demandas contemporâneas, considerando aspectos curriculares, tecnológicos e sociais.

  • Promover o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas voltadas à aplicação de metodologias ativas e recursos inovadores no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Público-Alvo

Graduados em matemática, física e nas áreas de Ciências Exatas.

Você vai aprender sobre:

  • Fundamentos de Didática da Matemática

  • O Currículo da Matemática

  • História da Matemática

  • Tópicos do Ensino Fundamental

  • Organização do Trabalho Pedagógico

  • Tecnologias e o Ensino da Matemática

  • Tendências Atuais da Educação I

  • Tendências Atuais da Educação II

  • Didática da Álgebra

  • Tendências em Educação Matemática

  • Cálculo Diferencial Aplicado a Física e Geometria

  • Geometria

  • Educação Estatística

  • Didática do Ensino Superior