Você está preparado para oferecer treinamento online?

Se você é personal trainer, oferecer treinamento online é uma das formas de ampliar a carteira de clientes, ter mais lucros, reduzir custos e deslocamento. Porém, apenas oferecer a consultoria não é suficiente. 

É preciso se preparar adequadamente para que você se destaque profissionalmente no meio digital. 

Isso porque, com o aumento das pessoas que fazem atividades físicas e querem mais praticidade para o acompanhamento de seus treinos, a demanda para o treinamento online aumentou. Da mesma forma, a concorrência aumentou também. 

Então, se você quiser oferecer um melhor treinamento online e ser um profissional com diferencial no mercado, continue a leitura. 

O que é o treinamento online?

Segundo Angélica Kurylo (2016), o treinamento online é uma forma de consultoria, na qual um profissional qualificado, como um personal trainer, oferece uma prestação de serviços. 

Nesse sentido, um profissional com formação em Educação Física, credenciado ao CREF, oferece seus serviços de treinamento personalizado a distância para os alunos.  

O treinamento esportivo pode incluir uma variedade de atividades, como vídeos, videoaulas, planejamento de exercícios personalizado, sessões de treinamento ao vivo e acompanhamento dos alunos. 

Tudo isso, claro, é feito pela internet. Porém, algumas plataformas já oferecem a facilidade de os alunos acessarem os conteúdos de modo offline

Desse modo, o treinamento online facilita a vida tanto do personal trainer quanto do aluno na busca pelo serviço de saúde.

O aumento da popularidade do treinamento online

Um dos principais motivos para que o treinamento físico online cresça na atualidade é a facilidade e a conveniência que ele traz para os praticantes de atividade física e para o profissional. 

Seja porque permite flexibilidade de horário, seja porque a pessoa não fica restrita a uma localidade ou academia específica, muitos pagam a consultoria online para continuar tendo uma boa qualidade de vida, sem afetar a rotina. 

Outro motivo para o aumento da busca por um profissional virtual é o preço. Enquanto um personal trainer presencial pode custar facilmente mais de R$ 500,00 por mês, uma consultoria online pode custar R$ 100,00 mensais, dependendo da região e do nicho. 

Para o profissional, há o aumento da carteira de clientes, já que é possível atender e acompanhar vários alunos ao mesmo tempo. 

Nesse sentido, o personal trainer virtual consegue gerenciar a própria agenda e não tem que se adaptar à rotina dos alunos, economizando tempo.

 Outro ponto é a praticidade. Assim, o personal, quando oferece treinamento online, consegue gravar o movimento de um certo exercício e disponibilizar para todos os alunos. Desse modo, economiza-se muito tempo, e o próprio aluno pode tirar a dúvida de como é feito o movimento.

Desse modo, tanto o aluno quanto o profissional têm inúmeros benefícios com essa forma de treino. 

No próximo tópico, falaremos sobre essa vantagem para o profissional.  

Benefícios do treinamento online para o personal trainer

Além das facilidades do tópico anterior, há outros benefícios que um personal trainer consegue ter ao oferecer consultorias online

Listamos as principais vantagens:

Você pode ter clientes do mundo todo: com o treinamento online, você consegue acessar comunidades de outros países, não se restringindo a um mercado local. 

Você pode oferecer muitos serviços: enquanto no treino presencial você pode oferecer apenas um serviço, no treinamento online há um leque de opções. Isso significa que você pode disponibilizar treinamentos individuais ou em grupos, oferecer conteúdos gravados, oferecer planos de nutrição e coaching, entre muitas outras atividades. 

Você consegue organizar a evolução do treino do seu aluno: há vários aplicativos que ajudam nessa organização do treino.

Conhecimentos que o personal trainer precisa ter para oferecer o treinamento online

Como o personal trainer vai oferecer seus serviços no meio digital, a melhor forma de se inserir nesse mercado é com o desenvolvimento de estratégias de marketing

Nesse sentido, é necessário que o profissional adquira alguns conhecimentos nas áreas de:

Captação de clientes: o educador físico deverá saber como prospectar clientes. Dessa forma, entender como abordar o público-alvo e ter estratégias de atração de clientes é uma forma de aumentar a carteira de clientes. 

Atendimento online: aprender como atender é uma excelente forma de manter os clientes. No ramo da Educação Física, é essencial que o profissional saiba não só atrair, mas também acompanhar os treinos. 

Marketing e vendas: aprender estratégias de marketing de conteúdo e ter uma presença ativa nas redes sociais. Essa é uma das formas de garantir que o público conheça seus serviços e possa confiar em seu trabalho com mais facilidade. 

Gestão de carreiras: saber como gerir a própria vida profissional é essencial para o sucesso na carreira. Além das estratégias de marketing, o profissional que vai atender online precisa dominar muitos conhecimentos técnicos para refinar os seus serviços. Sobre esses saberes específicos, falaremos no próximo tópico. 

O que um personal precisa saber para oferecer o melhor treinamento online

Apesar de todas essas facilidades, é importante que o aluno tenha algum conhecimento sobre treinamento físico. Conforme aponta Grillo et al. (2019), recomenda-se que os alunos busquem os profissionais para orientações específicas, para ter uma evolução no treino e buscar informações sobre alterações de cargas. 

Por isso, para dar as melhores orientações a distância, o profissional deve ter alguns conhecimentos indispensáveis:

O profissional precisa ter conhecimentos especializados e avançados: não rejeite a educação formal depois de formado. Um bom profissional precisa manter atualizado os seus conhecimentos. Além disso, precisa ter conhecimentos avançados de Anatomia e Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Esportivo.  

O profissional precisa ter conhecimentos básicos em Nutrição: você também precisa conhecer os princípios da Nutrição, para saber como ela afeta o desempenho esportivo. 

O profissional precisa dominar os princípios da atividade física: além de se manter atualizado sobre as mais recentes descobertas da área, você precisa entender como o corpo se adapta ao esporte. Ainda mais, é preciso compreender como os treinos podem influenciar cada tipo de organismo, tanto física quanto psicologicamente. 

Além disso, o profissional precisa ser vinculado ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), ter ensino superior completo em Educação Física e fazer cursos de especialização.

Um dos diferenciais, contamos abaixo. 

Tenha um diferencial competitivo para a sua consultoria de treinamento online

Além de tudo que já falamos, uma das formas de mostrar um diferencial competitivo é mostrar para seu aluno que você está preocupado com a sua formação. 

Um profissional que continua estudando, além de poder cobrar mais, transmite autoridade. Com isso, é mais fácil conquistar novos clientes. 

Pensando na sua especialização e na sua autoridade, a Faculdade Phorte oferece a pós-graduação EAD em Musculação 360º. 

Com essa pós-graduação, você conquista todos os conhecimentos necessários para se tornar um profissional completo, além de ter acesso a disciplinas da área de Marketing para profissionais da área. 

Para garantir esse diferencial, não só no treinamento online, mas na sua vida profissional, saiba mais sobre o nosso curso aqui.